CULTURA
Cinema na Cosmo exibe 'Santiago'
Durante três dias, um convidado apresenta uma seleção de filmes escolhidos a partir de suas pesquisas.
Publicado em 08/04/2015 às 8:53 | Atualizado em 16/02/2024 às 10:57
Começa nesta quarta-feira (8) a terceira edição do Cinema na Cosmo. Com sessões às 19h30, o público poderá conferir gratuitamente, a exibição de filmes na Cosmopopeia, no Centro de João Pessoa.
O projeto, que tem parceria com o Tintin Cineclube, acontece uma vez por mês. Durante três dias, um convidado apresenta uma seleção de filmes escolhidos a partir de suas pesquisas.
Para esta edição, Suéllen Rodrigues irá apresentar a mostra Narrativas Intransferíveis: documentários autoficcionais. Na programação, a exibição de filmes em que os diretores se apresentam nas funções de narradores e personagens de relatos complexos.
Ao final de cada sessão, haverá um debate conduzido por Suéllen Rodrigues e pela equipe da Cosmopopéia e do Tintin Cineclube.
O documentário nacional Santiago (2007), de João Moreira Salles, será exibido hoje. As imagens do documentário foram rodadas em 1992, mas por incapacidade do diretor em editá-las, elas ficaram intocadas por mais de treze anos. Em 2005, o cineasta voltou a elas.
O longa-metragem traz a história de Santiago, mordomo que por três décadas serviu na casa em que o diretor crescera. Na narração, Salles reflete sobre o tempo que separa a filmagem da edição e nela se aproxima do segredo do filme.
Comentários