icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cineport volta a JP em abril

Festival será realizado de 4 a 13 de abril.

Publicado em 19/02/2014 às 8:00

Depois de ser cancelado no ano passado, a 6ª edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) será realizado entre os dias 4 e 13 de abril, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

“Estamos fazendo uma edição dedicando a Portugal”, revela a coordenadora do evento, Mônica Botelho. “Óbvio que fizemos, por opção, homenagear os países africanos nas edições anteriores. A ideia era acabar com essa situação onde a cinematografia sempre de maior expressão era a brasileira ou a portuguesa”.

Segundo Botelho, “a cinematografia portuguesa tem um destaque no cenário internacional. Acho que a gente vai poder mostrar uma produção contemporânea muito interessante do país”.

Além de longas, médias e curtas-metragens produzidos no Brasil e nos países do continente africano realizados nos últimos dois anos, o festival também terá apresentações musicais. “Ainda não posso adiantar os nomes porque estou fechando”, justifica a coordenadora do Cineport. “Mas terá uma programação musical de muita qualidade vinda de Portugal”.

O evento ainda está recebendo inscrições para o Prêmio Energisa para Curtas e Médias, direcionado exclusivamente aos realizadores paraibanos e única premiação em dinheiro do Cineport.

“Acabamos de estender o prazo de inscrições tanto para a competição paraibana, o Prêmio Energisa, como para a competição Andorinha, até o dia 28 de fevereiro”, informa Mônica Botelho.

NOVA CATEGORIA
A novidade desta 6ª edição é a criação da categoria reservada aos videoclipes. “Já soube que tem uma produção nova de videoclipes associada às bandas paraibanas”, aponta Botelho.

Tanto as fichas de inscrições quanto os editais estão disponíveis no site oficial do evento na internet (www.festivalcineport.com).

Neste ano, o júri dos longas é composto por profissionais do Brasil, Portugal e uma representante africana: do Brasil estão listados Inácio Araújo (jornalista e crítico da Folha), Pedro Butcher (site Filme B), e Fábio Andrade (crítico da Cinética). Já os representantes de Portugal são o crítico Ruy Tendinha, Luiza Siqueira (RTP), e Carla Henriques (RTP África).

Na competição de curtas e médias, o coordenador será o documentarista mineiro Marcos Pimentel.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp