icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cinquentenário do iê iê iê

DVD e blu-ray comemorativo dos 50 anos de 'A Hard Day’s Night', primeiro de cinco filmes estrelados pelos Beatles, é lançado. 

Publicado em 27/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 11:09

Foi no luxuoso Municipal, em 1965, que os Beatles desembarcaram nos cinemas de João Pessoa. Lançado mundialmente no ano anterior, em julho, A Hard Day’s Night passava no Brasil com o nome de Os Reis do Iê Iê Iê, o primeiro de uma série de cinco filmes estrelados pela banda de rock mais quente daquele momento – chama que perdura até hoje e não dá pistas de que vai apagar.

Para celebrar os 50 anos do filme que colocou os rostos dos jovens John, Paul, George e Ringo na telona e ajudou a disseminar a beatlemania em todo o planeta, acaba de sair no mercado norte-americano uma nova edição de A Hard Day's Night em DVD e blu-ray, e desta vez o filme alcança também o mercado virtual, com sua estreia no catálogo da iTunes.

Dirigido por Richard Lester - que no ano seguinte voltaria a dirigir a banda em Help! e no final dos anos 70 seria chamado, às pressas, para substituir Richard Donner na direção de Superman II - A Aventura Continua (1980) -, a comédia musical tem um enredo simples: como seria um dia na vida agitada dos quatro rapazes de Liverpool.

Entre diversão, entrevistas e improváveis fugas de fãs histéricas, os Beatles equilibram grandes sucessos da época com canções então inéditas, que acabariam por compor a trilha sonora do filme, lançada naquele mesmo ano.

Pilotada pela equipe da Criterion Collection, famosa pelo zelo com que trata suas reedições, A Hard Day’s Night passou por uma restauração em 4K, tecnologia que, no caso do filme dos Beatles, em preto-e-branco, valoriza o contraste da fotografia de Gilbert Taylor (que mais tarde dirigiria a fotografia de Star Wars).

Richard Lester, hoje com 82 anos, aprovou a nova transferência.

O filme também ganhou uma nova masterização para sua trilha, com nova apresentação em estéreo e em mono e uma nova mixagem em 5.1 canais, supervisionada pelo produtor Giles Martin nos estúdios da Abbey Road.

A nova edição traz material extra inédito, segundo descrição do site Blu-ray.com, incluindo ‘In Their Own Voices', que combina o áudio de entrevistas com os Beatles gravadas em 1964 e imagens dos bastidores do filme, e ‘Anatomy of Style’, em que o roteirista Bobbie O’Steen e a editora musical Suzana Peric discutem a montagem do filme.

Também estão lá o making of do filme feito em 1994 (e narrado por Phil Collins) e o documentário ‘Things They Said Today', produzido por Martin Lewis em 2002 – somados, os dois têm 100 minutos de informações sobre os bastidores -, entre outros featurettes.

A edição 4K de A Hard Day’s Night chega a outros mercados, como o Reino Unido, por exemplo, agora em julho. Mas ainda não há informações válidas sobre uma edição nacional com a nova transferência.

Em 2002, a Imagem Filmes conseguiu lançar por aqui a boa cópia que havia sido restaurada em 2001, disponibilizando o filme em DVD, numa primorosa edição digipack dupla, com mais de quatro horas de material extra. Anos depois, a Imagem colocou no mercado o mesmo material em blu-ray, mas hoje ambas as edições estão esgotadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp