icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Circuito integra as artes

Circuito Cultural do Varadouro começa nesta sexta-feira (25) e segue até o dia 11 de maio com música, teatro, dança e cultura popular.

Publicado em 25/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 12:02

No espetáculo que abre a programação do Circuito Cultural do Varadouro, hoje, em João Pessoa, um artista circense tenta fazer o público acreditar que está contracenando com um pulga: ela existe, mas permanece invisível.

Desafio parecido assumiram o movimento Varadouro Cultural e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) nas próximas três semanas: o Centro Histórico da capital seguia encoberto por um manto de invisibilidade. A programação que começou ontem quer rasgar este manto.

Até o dia 11 de maio, as praças e casarões do Varadouro abrigam uma série de shows, apresentações de teatro, dança e cultura popular. Nada de anormal para os 'outsiders' que sabem que "existe vida fora da orla" e já coalhavam a Praça Antenor Navarro em eventos como o Grito Rock, mês passado.

O Circuito Cultural, porém, quer ampliar o leque de frequentadores da região. Prova disso é a variedade de atrações da noite de hoje. Para começar, o Largo de São Pedro vira um grande picadeiro ao ar livre com Cavaco e Sua Pulga Adestrada, espetáculo da Caravana Tapioca, de Pernambuco.

LAZER PARA A FAMÍLIA

"No Nordeste, a cultura da ocupação do espaço público como lazer para a família é bastante forte", afirma Anderson Machado, o Palhaço Cavaco, paulista que mora no Recife (PE) há oito anos e esteve recentemente na Paraíba, circulando com outra peça do repertório da Tapioca: O Circo de Lampezão e Maria Botina.

"Quando cheguei, fiquei encantado com a possibilidade de agregar a cultura nordestina e a dramaturgia circense", conta o ator e diretor. "Tinha um certo medo de mexer com uma cultura que não é a minha, mas o público parece ter gostado do trabalho."

O Experimento Pina, da Paralelo Cia. de Dança, é outra intervenção artística feita no espaço público. A performance de dança já tem uma relação antiga com a Praça Antenor Navarro e já foi realizada no local em 2012, no Projeto Subindo a Ladeira.

A Praça Antenor Navarro será também o ponto de concentração do cortejo da Nação Maracahyba. Fundado em 2005, o grupo que reúne vozes, percussão, alfaia, baixo e guitarra leva os visitantes ao Ateliê Elioenai Gomes, onde a noite se encerra com o show Luz do Candeeiro.

No palco, as bandas Os Gonzagas e Os Fulano promovem o encontro entre o forró de João Pessoa e de Santa Rita. Os Gonzagas acabaram de voltar da Europa, onde participaram do Forró Festival London, na Inglaterra.

Amanhã, a programação do Circuito Cultural continua com seminário, mais dança e mais shows. Até o próximo mês, passam pela agenda nomes como a cantora Mariana Aydar e a banda Ratos de Porão. O acesso a todas as atividades é gratuito.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE HOJE:

19h – Cavaco e sua Pulga Adestrada – Caravana Tapioca
Largo de São Pedro
(Teatro)
20h – Experimento Pina – Paralelo Cia de Dança
Praça Antenor Navarro
(Dança)
20h30 – Cortejo: Nação Maracahyba
Praça Antenor Navarro
(Cultura Popular)
21h – Luz de Candeeiro: Os Gonzagas e Os Fulanos
Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
(Música)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp