CULTURA
Circuito integra as artes
Circuito Cultural do Varadouro começa nesta sexta-feira (25) e segue até o dia 11 de maio com música, teatro, dança e cultura popular.
Publicado em 25/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 12:02
No espetáculo que abre a programação do Circuito Cultural do Varadouro, hoje, em João Pessoa, um artista circense tenta fazer o público acreditar que está contracenando com um pulga: ela existe, mas permanece invisível.
Desafio parecido assumiram o movimento Varadouro Cultural e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) nas próximas três semanas: o Centro Histórico da capital seguia encoberto por um manto de invisibilidade. A programação que começou ontem quer rasgar este manto.
Até o dia 11 de maio, as praças e casarões do Varadouro abrigam uma série de shows, apresentações de teatro, dança e cultura popular. Nada de anormal para os 'outsiders' que sabem que "existe vida fora da orla" e já coalhavam a Praça Antenor Navarro em eventos como o Grito Rock, mês passado.
O Circuito Cultural, porém, quer ampliar o leque de frequentadores da região. Prova disso é a variedade de atrações da noite de hoje. Para começar, o Largo de São Pedro vira um grande picadeiro ao ar livre com Cavaco e Sua Pulga Adestrada, espetáculo da Caravana Tapioca, de Pernambuco.
LAZER PARA A FAMÍLIA
"No Nordeste, a cultura da ocupação do espaço público como lazer para a família é bastante forte", afirma Anderson Machado, o Palhaço Cavaco, paulista que mora no Recife (PE) há oito anos e esteve recentemente na Paraíba, circulando com outra peça do repertório da Tapioca: O Circo de Lampezão e Maria Botina.
"Quando cheguei, fiquei encantado com a possibilidade de agregar a cultura nordestina e a dramaturgia circense", conta o ator e diretor. "Tinha um certo medo de mexer com uma cultura que não é a minha, mas o público parece ter gostado do trabalho."
O Experimento Pina, da Paralelo Cia. de Dança, é outra intervenção artística feita no espaço público. A performance de dança já tem uma relação antiga com a Praça Antenor Navarro e já foi realizada no local em 2012, no Projeto Subindo a Ladeira.
A Praça Antenor Navarro será também o ponto de concentração do cortejo da Nação Maracahyba. Fundado em 2005, o grupo que reúne vozes, percussão, alfaia, baixo e guitarra leva os visitantes ao Ateliê Elioenai Gomes, onde a noite se encerra com o show Luz do Candeeiro.
No palco, as bandas Os Gonzagas e Os Fulano promovem o encontro entre o forró de João Pessoa e de Santa Rita. Os Gonzagas acabaram de voltar da Europa, onde participaram do Forró Festival London, na Inglaterra.
Amanhã, a programação do Circuito Cultural continua com seminário, mais dança e mais shows. Até o próximo mês, passam pela agenda nomes como a cantora Mariana Aydar e a banda Ratos de Porão. O acesso a todas as atividades é gratuito.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE HOJE:
19h – Cavaco e sua Pulga Adestrada – Caravana Tapioca
Largo de São Pedro
(Teatro)
20h – Experimento Pina – Paralelo Cia de Dança
Praça Antenor Navarro
(Dança)
20h30 – Cortejo: Nação Maracahyba
Praça Antenor Navarro
(Cultura Popular)
21h – Luz de Candeeiro: Os Gonzagas e Os Fulanos
Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
(Música)
Comentários