CULTURA
Clicando aos olhos divinos
Exposição 'Atos da Fé' do fotógrafo Antônio David será aberta ao público nesta quinta-feira(10) no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco.
Publicado em 10/01/2013 às 6:00
Mesmo invisível aos olhos, a crença religiosa pode ser mostrada através dos momentos e ações dos fiéis. Nesse contexto, o paraibano Antônio David buscou testemunhar, através das suas lentes, esses instantes, aos quais o fotógrafo batizou de Atos de Fé, exposição que terá vernissage amanhã, às 19h, no Salão de Exposição do Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. A mostra permanecerá até o dia 28 de fevereiro.
“Sempre busco diversificar o meu trabalho”, afirma David. “Gosto muito de fotografar o ser humano no seu habitat, no seu lugar de origem”.
De acordo com o paraibano, o trabalho reúne 26 fotografias 30 x 47 cm que mostram as pessoas exercendo sua crença e religiosidade em vários lugares do Estado, desde uma romaria para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca, em Araruna, no Agreste, passando pelos registros noturnos na Igreja da Guia, em Lucena, até a tradicional Procissão da de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa.
Foi em cima de um altar improvisado na Pedra da Boca que Antônio David clicou a fé inabalável de um senhor protegido da chuva apenas pelo seu velho chapéu de feltro, em meio ao universo multicolorido de guarda-chuvas. Essa fotografia ganhou o primeiro lugar, na categoria Cor, na 8ª edição do concurso nacional Leica - Revista Fotografe Melhor, em 2011, concorrendo com 15 mil trabalhos de todo país.
São “rostos lindos, rostos tristes, velhos e novos, lisos e engelhados, que não têm servido para nada mais confiante que a eternidade da fé”, atenta o imortal e colunista do JORNAL DA PARAÍBA, Gonzaga Rodrigues, na sua apresentação do novo discurso fotográfico de Antônio David.
Comentários