CULTURA
Clotilde Tavares lança livro com os relatos da infância
Escritora paraibana Clotilde Tavares lança em Natal (RN) o livro 'Formosa És: Memórias do Internato' livro deverá ser lançado também na Paraíba.
Publicado em 12/12/2012 às 6:00
A paraibana Clotilde Tavares compartilha experiências de sua infância no novo livro Formosa És: Memórias do Internato, que será lançado nesta quinta-feira em Natal (RN), cidade na qual a escritora é radicada há mais de duas décadas. A obra está sendo publicada pela editora Jovens Escribas – a mesma que lançou o último livro, O Verso e O Briefing – e traz relatos dos anos vividos por ela em um colégio interno no estado de Pernambuco.
“Eu vivi dos oito aos dez anos de idade em um internato na cidade de Bom Conselho. Formosa És trata desse período, transcorrido nos anos de 1956 e 1957. Nessa época era muito comum que os pais mandassem os filhos para esses colégios”, afirma Clotilde.
A autora conta com ternura e humor as dúvidas e sonhos que povoaram sua infância, abordando também a solidão experimentada por ter sido precocemente separada da família. “Nasci em uma casa repleta de livros, ambiente que despertou em mim ainda muito cedo o gosto pela literatura. No internato, entretanto, o prazer da leitura era de certa forma cerceado. Alguns livros e revistas que meus pais enviavam eram confiscados. A literatura permitida era a religiosa”.
Clotilde Tavares escreveu Formosa És em 2009 e disponibilizou o livro para download gratuito em seu site. “O número de acessos me surpreendeu e muitas pessoas entraram em contato cobrando para que publicasse o livro em papel. Resolvi atender a esses apelos”.
A escritora afirma que pretende lançar no ano que vem este e em João Pessoa e Campina Grande, sua cidade natal.
Há previsão para que em 2013 sejam lançados mais dois títulos de Clotilde Tavares. “Estou com um livro de ficção pronto, ainda sem nome. O outro é um ensaio sobre o cordel Pavão Misterioso”, antecipa.
Comentários