CULTURA
Coco no quintal
Mestre cirandeiro, João da Penha, recebe neste sábado (10) artistas e convidados, para inauguração do 'Quintal da Ciranda'.
Publicado em 10/03/2012 às 6:30
Como canta o mestre cirandeiro João da Penha no Vale do Gramame, em João Pessoa: "Se você quiser dançar ciranda entre na roda e venha dançar."
Com suas zabumbas de corda, caixas e ganzás, o grupo dos Cirandeiros do Vale do Gramame estão entre os principais responsáveis pela continuidade das tradições do litoral sul.
Neste sábado, a partir das 17h, será inaugurado o 'Quintal da Ciranda', um espaço construído no sítio de Seu João da Penha, em Engenho Velho, para os ensaios da manifestação popular.
A solenidade gratuita contará com uma programação reunindo artistas e grupos da culturais que bateram os pés no novo quintal.
Além dos próprios cirandeiros anfitriões, estarão presentes a Capoeira Raízes Negra (Mituaçú), Forró da Colina, Grupo Cultural Explode Coração (Colinas do Sul), Luizinho Gonzaga e Humberto Soares.
Os cirandeiros gravaram um disco recentemente, com repertório de autoria do próprio grupo, refletindo seus dramas e histórias sobre a comunidade e a sua relação com a natureza local.
Não é apenas do coco de roda e cirandas que o Vale do Gramame é conhecido. O grupo também tem tradição pelas suas quadrilhas juninas.
Comentários