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CULTURA

Colar de pérolas é um clássico da moda que está em alta

Um acessório que nunca sai de moda e que agora está mais na moda ainda.

Publicado em 22/08/2009 às 13:39

Agda Aquino*
Especial para o Paraiba1

Coco ChanelImpressionante como uma bolinha branca que surge dentro de uma ostra no fundo do mar faz tanto sucesso no mundo da moda e da beleza. Esse é o elemento básico do colar de pérolas, um clássico, que pode ser usado em qualquer época do ano, em quase todas as situações. Antes restrita aos muito ricos, foi graças a estilista francesa Coco Chanel que as pérolas se popularizaram, inclusive as falsas.

Com o tempo, grandes ícones passaram a usar. Marilyn Monroe usou. Audrey Hapburn, a eterna bonequinha de luxo, também foi imortalizada com elas. Mais recentemente esse tipo de colar foi presença marcante nos filmes O Diabo Veste Prada (2006) e Sex and the City (2008). Na mais recente foto oficial da primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama está de pérolas.

Michele obamaAgora, com a ajuda das novelas Caras e Bocas e Caminho das Índias, esse tipo de acessório tem tudo pra cair no gosto popular. O precinho e a facilidade de encontrar nas ruas também ajuda, claro. Mas não é apenas o modelo branco clássico que está em vigor. Nas lojas de bijuterias é possível encontrar praticamente todas as cores, dos tons pastéis, como o rosinha ou azul-claro, até o vermelho, o verde intenso ou azul-marinho. Também há a opção do colar com aplicação de flores, de pedrarias e laços.

Audrey HapburnO jeito mais moderno e atual de usar é com um look básico, até mesmo informal, como vestidinhos de cores sóbrias e sem estampas. Num visual de trabalho, com blazer por exemplo, ele pode dar uma levantada no figurino. Mas também há espaço para inovações, para composições diferentes e misturas com outros materiais. Todos os tamanhos valem, mas os mais compridos e que dão várias voltas estão em alta como nunca. Um acessório que nunca sai de moda e que agora está mais na moda ainda.

* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Design de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.

Imagem

Jornal da Paraíba

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