icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Com homenagem às crianças, festival vai reunir músicos de seis países em JP

Festival Internacional de Música Clássica vai acontecer entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro no Centro Histórico.

Publicado em 29/10/2015 às 13:30

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (29), a solenidade de lançamento do 3º Festival Internacional de Música Clássica que acontecerá de 29 de novembro a 5 de dezembro no centro histórico de João Pessoa. Na Igreja São Francisco estiveram presentes a diretora do projeto ação social pela música no Brasil Fiorella Solares, o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity e o prefeito Luciano Cartaxo, apresentando as principais atrações desta edição.

Este ano o festival irá homenagear as crianças, e Maurício Burity comentou a importância de trazer novamente o festival para João Pessoa: “Esse é um evento consolidado, que coloca João Pessoa no circuito internacional de música clássica, valorizando nossa cultura e nossa terra”. Burity falou ainda sobre a função social do evento. “Além de fomentar a cultura e trazer um apelo turístico, valorizando o centro histórico, o festival trará dentro da programação crianças do projeto Ação Social pela Música, que proporciona o ensino a música a 200 crianças do bairro do Alto do Mateus.”



O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo destacou a relevância do festival. “O Festival Internacional de Música Clássica é um evento que veio para ficar, nos já estamos na 3ª edição e cada vez mais ele vem se identificando mais com cidade de João Pessoa, com o nosso povo, nossa cultura, nossos músicos. É um evento que qualifica muito nossa cidade, projeta João Pessoa no cenário nacional e internacional, é um evento muito importante para popularizar a cultura, pois as pessoas vão ter acesso gratuito a todos os concertos, é muito importante”.

O 3º Festival Internacional de Música Clássica vai contar mais uma vez com uma alguns dos artistas mais respeitados da música erudita mundial, em passagens por igrejas históricas e pontos turísticos da capital, além de eventos de formação musical gratuitos (masterclasses) ministrados pelos artistas convidados entre 30 de novembro e 4 de dezembro.

Entre os destaques do festival o público poderá conferir o cellista alemão, Benedict Klöckner, que esteve presente em João Pessoa dentro da programação da 2ª edição do festival, em 2014, e a violinista holandesa Noa Wildschut, de 14 anos.

A programação trará 15 músicos de seis nacionalidades diferentes, em 23 concertos (quatro por dia, realizados às 14h30, 16h, 18h e 20h), pelas igrejas históricas da cidade, e 11 masterclasses. Estarão presentes nomes como o holandês Joris van Rijn-Holanda, a russa Masha Iakovleva, a japonesa Mayu Konoe. Os brasileiros Alexandre Mandl e Alberto Johnson (um dos coordenadores artísticos do evento, ao lado de Paulo Gazzaneo) são os violinistas convidados que se apresentarão em igrejas como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, entre outros.

Durante a solenidade aconteceu a apresentação da Orquestra de Cordas Infanto Juvenil do Ação Social Pela Música do Brasil, do Alto do Mateus, juntamente com um quinteto de instrumentistas venezuelanos advindos do El Sistema. O concerto foi corolário de uma série de workshops que o quinteto desenvolveu com os meninos nas tardes desta semana e terminam nesta sexta-feira (30), na sede da ASMB-João Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp