icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Começa hoje a 5ª edição do festival de cinema 'Curta Coremas

Festival tem a exibição gratuita de 36 filmes, distribuídos pelas mostras Mãe D’Água, Panorama Brasil, Rio Turbinas e Infantojuvenil.

Publicado em 30/07/2015 às 8:00

O maior complexo hídrico da Paraíba é o Açude Mãe D’água, em Coremas, no Sertão paraibano. A cada ano, o local também vem ganhando volume na representação do audiovisual como um verdadeiro oásis representado pelo festival que empresta o nome do município para o batismo.

A 5ª edição do Curta Coremas começa hoje e vai até o próximo domingo, com a exibição gratuita de 36 filmes, distribuídos pelas mostras Mãe D’Água (com produções paraibanas), Panorama Brasil (nacionais), Rio Turbinas (com filmes curtíssimos) e Infantojuvenil.

Nesta quinta-feira, a cerimônia de abertura começa às 19h, no auditório do Colégio Santa Rita de Cássia (confira a programação no box ao lado), com a apresentação do grupo Nós’sarte. Na grade do festival, haverá o embalo do samba da cantora Gitana Pimentel no sábado, às 21h30.

Antes da solenidade, às 14h, será exibido o longa-metragem convidado Sem Pena (SP), documentário de Eugenio Puppo. O filme mostra a velocidade de crescimento da população carcerária brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Foca no universo de prisões, onde a morosidade, o preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social já existente.

Após a abertura, o festival já inicia a sua mostra competitiva com produções do interior vindas de Patos, Sousa e Campina Grande.

Todas essas produções audiovisuais selecionadas, segundo a organização, serão utilizadas em sessões especiais do Turbina Cineclube, que será inaugurado logo após o término da edição.

OFICINA E WORKSHOPS

Dentre as atividades, haverá a oficina Produção Audiovisual - Fundamentos e Prática, ministrada pelo fotógrafo Saullo Dannylck. “Os alunos que participaram dela fizeram um curta que será lançado no último dia do festival”, aponta o diretor-geral Kennel Rógis.

Serão realizados dois workshops: Linguagem e Composição Fotográfica no Cinema, com Breno César (sábado, às 9h), e Cinema e Educação: Audiovisual em Sala de Aula, com Virgínia Gualberto (sábado, às 14h).

Para o acesso da programação completa, basta visitar o site oficial do evento na internet (www.curtacoremas.com.br).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
DE ABERTURA:

Local: Auditório do Colégio S. Rita de Cássia
9h - APRESENTAÇÃO CULTURAL: GRUPO NOS’SARTE
9h15 - MOSTRA INFANTOJUVENIL
- A Baleia e o Tesouro, dir. Coletiva –
oficina Marlim Azul
- O balé da chuva, de Henrique Faria
- A Infância de Aninha, de Rosa Berardo
- Via Acauã, direção Coletiva (oficina
de animação)
- Os meninos perdidos, de Giordano Gio
14h - MOSTRA ESPECIAL DE LONGA-METRAGEM
- Sem Pena (SP), Dir: Eugênio Puppo
19h - CERIMÔNIA DE ABERTURA
19h30 - MOSTRA COMPETITIVA MÃE D’ÁGUA
- Piriah, de Saullo Dannylck
- Quase vida, de Deleon Souto
- Quando Batem às seis horas, de
Mikaelly Batista
- 5º mandamento, de Cícero Alves
21h30 - APRESENTAÇÃO CULTURAL GRUPO NOS’SARTE

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp