CULTURA
Comédia debate a questão do lixo
Com apresentações aos sábados e domingos, espetáculo 'A Batalha da Cidade contra o Rei do Lixo' estreia neste sábado (11) em JP.
Publicado em 11/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:41
A cidade e o lixo são personagens antagonistas em A Batalha da Cidade contra o Rei do Lixo, espetáculo do Grupo de Teatro Jovem Zabala que faz temporada durante todo o mês de janeiro em João Pessoa. A peça do grupo estreia hoje, às 17h, no Teatro Ednaldo do Egypto. As apresentações são sempre aos sábados e domingos, no mesmo horário. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Na peça, dirigida por Hércules Félix, uma trupe de atores mambembes apresenta a Cidade (Rafaela Ribeiro Amado), uma mulher bela que é assediada pelo Rei do Lixo (Ednilson Vieira Avelino). Quem defende a donzela é o Gari (Thiago Alves Gomes, herói que desafia o malfeitor em uma disputa.
Segundo o ator Magno França da Silva, que apresenta a peça, o Grupo Zabala surgiu em 2005 reunindo jovens educandos da Escola de Teatro Piollin. "A escola nos atendeu até os 18 anos. Depois, sentimos a necessidade de continuar esse trabalho de incutir cultura e arte na vida dos jovens."
Na montagem atuam oito intérpretes, mas o Zabala é formado por 15 integrantes, todos residentes nas imediações do bairro do Róger (zona norte da capital), onde há dez anos funcionava um lixão de 17 hectares, hoje desativado.
O ambiente do lixão inspirou a dramaturgia, que segundo Magno gerou respostas positivas da comunidade. A comédia tem caráter educativo e é voltada para o público infantojuvenil, com música executada ao vivo.
Comentários