icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Companhia de balé russo traz 'O Lago dos Cisnes' para João Pessoa

Considerada 'o clássico dos clássicos', peça será apresentada nesta terça-feira (21) na Dommus Hall.

Publicado em 21/07/2015 às 6:00

Considerada “o clássico dos clássicos” no balé, O Lago dos Cisnes, a peça composta pelo russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893), será apresentada pela Russian State Ballet nesta terça-feira, às 20h, na Dommus Hall (Manaíra Shopping), em João Pessoa.

O espetáculo está em turnê pelo Brasil sob a direção do coreógrafo Viacheslav Gordeev, uma das grandes estrelas do Bolshoi de Moscou. A apresentação reúne solistas dos principais teatros da Rússia: Bolshoi, Kirov, Stanilslavisk, Kirov-Mariinsky e do Teatro de Moscou, dentre outros.
Os ingressos – que variam entre R$ 200 e R$ 400 (as entradas inteiras) – podem ser adquiridos na bilheteria da Domus.

O Lago dos Cisnes foi encenado pela primeira vez em 1876, encomendado pelo Teatro Bolshoi. Peça fundamental do repertório de qualquer companhia de dança, a obra acompanha Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um feiticeiro chamado Rothbart, encantamento que só pode ser quebrado através do verdadeiro amor. Neste caso, representado pelo príncipe Siegfried.
“É o espetáculo mais famoso da Rússia”, conta em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA o diretor cultural na América Latina, Augusto Stevanovich. “Imagine que, no Brasil, é popular o futebol. Na Rússia, o popular é a dança”.

De acordo com Stevanovich, esse programa da Russian State Ballet já viajou o Brasil em 2013, mas este ano foi ampliado para várias capitais do país. “Lotados em todas as cidades onde passou”, relembra o produtor cultural.

Este ano, a turnê foi iniciada em 30 de maio, no Rio de Janeiro, e já passou por Aracaju, Maceió, Teresina, Manaus, Belém do Pará, Goiânia, Porto Velho, Cuiabá, Porto Alegre, Natal, dentre outras cidades. Recentemente, no cinema, o espetáculo foi base para o longa-metragem Cisne Negro (2010), filme dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Natalie Portman, que ganhou na época o Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

Estreia na Paraíba

Além do clássico O Lago dos Cisnes, o Russian State Ballet vai apresentar a partir de João Pessoa o inédito Gala Concert, nunca antes apresentado fora da Rússia, segundo Augusto Stevanovich.
“É um resumo de todos os espetáculos durante a programação da companhia”, explica. “Emociona do início ao fim. Os bailarinos encantam com as suas performances o público de todas as idades”.
O repertório inclui coreografias modernas e contemporâneas das principais obras do universo do balé clássico como A Bela Adormecida, Giselle, Spartacus, Cinderela, Don Quixote, Sheherazade e Copélia, dentre outras.

O produtor cultural da América Latina aponta que são mobilizadas para esta turnê nacional 50 pessoas, entre técnicos e bailarinos vindos da Rússia, Itália, Ucrânia e Japão.
Depois da Paraíba, o corpo de balé russo segue para Brasília (DF), onde apresentará os dois espetáculos na próxima quinta-feira.

Com seu corpo de bailarinos, entre os quais se encontram vários solistas premiados em concursos nacionais e internacionais de balé, o Russian State Ballet é – ao lado dos balés Kirov e Bolshoi – a mais famosa companhia da Rússia. Até o estadista Mikhail Gorbachev atuou como patrocinador de algumas turnês.

Responsável pela direção do grupo, o premier danceur do Bolshoi Viatcheslav Gordeev é o preferido do público parisiense e tido como “Menino de Ouro” em Londres.Dentre as curiosidades de O Lago dos Cisnes, a bailarina faz os 32 fouettés en tournant (giros) no ato final e foi no espetáculo que as profissionais usaram pela primeira vez o tutu bandeja (a saia curta).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp