CULTURA
Comprimindo os espaços da cultura
Pesquisa aponta que no interior do estado faltam museus e espaços destinados ao fomento e prática de atividades culturais.
Publicado em 20/11/2011 às 6:30
E o museu o que é? Um espaço de educação informal, de preservação da história e cultura de um povo. Lugares que abrigam sonhos, sentimentos, valores e, por isso mesmo, conhecimento. Na Paraíba, viver no interior é ficar longe e privado de tudo isso.
Segundo o levantamento 'Museus em Números' feito pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), e divulgado na última quinta, 34,9% das instituições existentes na Paraíba estão localizados em João Pessoa. Em números brutos, são 63 em todo o Estado e 22 na capital.
Outra publicação do Ibran lançada este ano, que fez um mapeamento dos museus existente no país, revela que também é 22 o número de municípios paraibanos que abrigam algum tipo de instituição dessa natureza, o que representa apenas 9,86% das cidades.
Na prática, é como se existisse um museu para cada 57.800 paraibanos. Esse número coloca o Estado na 3ª posição na região Nordeste com o menor número de municípios que possuem museus.
A responsabilidade pública pela gestão desses equipamentos culturais por aqui é partilhada pela Secretaria de Cultura, através da gerência de museus, e também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico do Estado da Paraíba (Iphaep), além dos que são geridos por instituições privadas ou associações.
Segundo a gerente de museus do Estado, Sílvia Cunha Lima, atualmente tem sob sua responsabilidade a gestão de três desses equipamentos, que estão em reforma ou fase inicial de construção.
São eles o Museu da Cidade, que vai funcionar onde foi a casa do presidente João Pessoa, além do Museu Assis Chateaubriand e o de Arte Popular, cujo projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer, em Campina Grande.
Na instituição da capital, falta dinheiro para concluir a reforma. Na última sexta, o Ibran e Ministério da Cultura encerrou as inscrições para os editais ‘Mais Museus e Criação’ e ‘Fortalecimento de Sistemas de Museus’, mas a gerência não inscreveu projetos para tal.
De acordo com Sílvia, esse projeto já está pronto e a reforma do patrimônio chegou a ser iniciada. A expectativa é de que o senador Cássio Cunha Lima consiga uma emenda para conseguir recursos.
Sobre a possibilidade de interiorizar museus, a gerente disse que “por enquanto não existem projetos nesse sentido. Vamos primeiro concluir os trabalhos em execução”.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA também procurou o Iphaep para saber da possibilidade de construção de novos espaços em outras cidades distantes da capital, mas fomos informados que a coordenadora de assuntos históricos da instituição, Marta Smith, estaria em viagem oficial no Sertão e não poderia nos atender.
O ‘Guia Nacional’ fez um levantamento e idenficou cerca de 3 mil instituições em todo o país. Já a publicação ‘Museus em números’ é qualitativa. Para sua elaboração foram utilizadas respostas enviadas pelos órgãos a um questionário encaminhado pelo Ibran, onde cerca da metade respondeu.
As publicações consultadas estão disponíveis no site do instituto (www.museus.gov.br).
Comentários