icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Concerto homenageia trombonista Radegundis Feitosa na quinta

Grande concerto com solistas, coro e orquestra homenageará o trombonista paraibano Radegundis Feitosa na quinta-feira (30) no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Publicado em 27/06/2011 às 17:00

Da Secom-PB

Um grande concerto com solistas, coro e orquestra homenageará o trombonista paraibano Radegundis Feitosa na quinta-feira (30) no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa. Há um ano, o trombonista e seus colegas músicos Adnilton França, Roberto Sabino e Luiz Benedito faleceram em acidente de carro no interior da Paraíba.

O concerto terá participações da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa , do Coro Sonantis e de solistas convidados, numa realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em parceria com a Funesc e com apoio da UFPB. A entrada será gratuita.

No evento, haverá a estreia paraibana de “Requiem para um Trombone”, do compositor Eli-Eri Moura, congregando aproximadamente 90 cantores e instrumentistas no palco, sob a regência do próprio compositor. Escrita para solistas, coro e orquestra, a obra será interpretada com os solos de Sandoval Moreno (trombone), José Henrique Martins (piano) e Christiane Alves (soprano lírica). O programa inclui a apresentação de quatro canções da suíte sinfônica “A Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos, com a soprano Izadora França e a OCCJP, sob a regência de Carlos Anísio.

Para Eli-Eri, este é um evento especial em que os próprios músicos fazem uma homenagem a um dos seus colegas mais ilustres, que foi Radegundis. No palco estarão amigos e colegas do trombonista do Departamento de Música da UFPB (como o próprio Eli-Eri, Sandoval Moreno, Carlos Anísio e José Henrique Martins), além de seus ex-alunos e companheiros da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

“Requiem para um Trombone” foi escrito especialmente em memória de Radegundis Feitosa, segundo o autor. A obra foi encomendada pela diretora do Virtuosi Festival Internacional de Música, a pianista Ana Lúcia Altino, que sugeriu o título da peça. A estreia mundial ocorreu em dezembro de 2010, em Recife – PE, numa versão para solistas, coro e orquestra de cordas, no concerto de abertura do XIII Festival Virtuosi.

Para a estreia em João Pessoa, o compositor escreveu uma versão com uma orquestra completa. “A peça busca representar musicalmente, com os textos do requiem tradicional em latim e português, a passagem de Radegundis do nosso plano existencial humano para o celestial, em que o trombone solista representa o próprio Radego (como era chamado pelos amigos), a soprano um anjo guia e os coralistas um coro de anjos”, comenta Eli-Eri.

Prêmio Radegundis Feitosa

A curiosidade é que o “Requiem para um Trombone” foi composto usando temas derivados das letras do próprio nome Radegundis, transformadas em notas musicais. O “Requiem” também será apresentado no encerramento do 2º Festival Internacional de Música de Campina Grande, no dia 9 de julho, com o coro e a orquestra do próprio Festival, sob a regência de Vladimir Silva. Na ocasião, será inaugurado e entregue o Prêmio Radegundis Feitosa, a ser outorgado a um músico ou entidade artístico-cultural com relevante atuação no âmbito local, regional ou nacional.

O concerto desta quinta-feira será o quarto da temporada deste ano da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, que tem o maestro Calos Anísio como seu regente titular. Dentre outros projetos, a OCCJP vem realizando uma série de apresentações intitulada “Nossos Solistas”, tendo os instrumentistas da própria orquestra como solistas, e também promovendo projetos especiais, que são apresentações diferenciadas, como o “Requiem para um Trombone”.

Serviço
Concerto Requiem para um Trombone
Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa
Regência: Eli-Eri Moura
Data: quinta-feira (30)
Hora: 20h
Local: Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural
Entrada: Gratuita

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp