CULTURA
Confira filmes que abordam a Paixão de Cristo
Entre os títulos, são mais de 150 ocorrências no site de pesquisa Internet Movie Database (IMDB).
Publicado em 06/04/2012 às 7:00
Entre os títulos, são mais de 150 ocorrências no site de pesquisa Internet Movie Database (IMDB), oferecendo um Cristo para cada crença, ou um herói para cada gênero de cinema.
Há o Cristo da Bíblia, interpretado por um ator que ainda nem tem voz no curta-metragem Life and Passion of Christ (Inglaterra, 1903), uma das primeiras produções que levam a Paixão para as telas, menos de uma década depois da invenção do cinematógrafo, em 1895.
Há também a livre representação do homem que, de mártir religioso, torna-se produto dos filões da cultura de massa e se transformou em um caçador de vampiros em Jesus Christ Vampire Hunter (Canadá, 2001), 'filme b' capaz de entornar o nariz dos clérigos mais ortodoxos.
Confrontadas, as múltiplas versões de Cristo já resultaram em debates entre críticos e teólogos, diretores e doutrinários, cinéfilos e cristãos, enfim: entre as várias esferas de uma sociedade que a indústria do entretenimento passou a abastecer com narrativas que se inspiram no livro sagrado, seja parafraseando, seja subvertendo os evangelhos.
DIVERGÊNCIAS
No topo da lista entre as obras mais polêmicas que tematizam os episódios lembrados nesta Sexta-Feira Santa, A Paixão de Cristo (The Passion of The Christ, EUA, 2004); A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ, EUA, Canadá,1988); A Vida de Brian (Life of Brian, Inglaterra, 1979) e Jesus Cristo Superstar (Jesus Christ Superstar, EUA, 1973) dão pano para a manga para assuntos bastante polêmicos (leia o box abaixo).
Além deles, uma profusão de longas-metragens fizeram sucesso nas salas de cinema renovando a imagem que o público tem do Salvador: considerado uma das personalidades mais marcantes da história da humanidade até para os não cristãos.
Poucos, por exemplo, sabem que nomes proeminentes da Sétima Arte interpretaram o filho de Deus no cinema e na televisão: Georges Méliès (homenageado no recente A Invenção de Hugo Cabret, de 2011) está caracterizado como o Cordeiro de Deus em Le Christ Marchant Sur Les Flots (França, 1899).
Max Von Sydow (indicado ao Oscar de melhor ator este ano) incorpora o Espírito Santo em A Maior História de Todos os Tempos (The Greatest Story Ever Told, EUA, 1965), e Ralph Fiennes em O Senhor dos Milagres (The Miracle Maker (Rússia, Inglaterra, 2000).
Eles estão na galeria ao lado de James Caviezel ou William Dafoe, os rostos que mais ficaram na memória geral.
Certos roteiros ainda deslocam o foco para 'coadjuvantes' como o ladrão Barrabás, presente em um filme homônimo interpretado por Anthony Quinn (1915-2010). Ou Maria, interpretada por Monica Belluci e a brasileira Giovana Antonelli.
Comentários