icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Confronto com o passado

Sequência 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' estreia nesta quinta (10)  nos cinemas de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Publicado em 10/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:48

O ‘bandeiroso’ está de volta. Depois da primeira fase dos filmes dos personagens da Marvel que culminou com Os Vingadores (2012), Chris Evans retorna a vestir a máscara e empunhar o escudo em Capitão América 2 - O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, EUA, 2014), sequência que estreia a partir desta quinta-feira nos cinemas de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Depois dos eventos cataclísmicos em Nova York com os Vingadores, o longa-metragem mostra Steve Rogers – alter-ego do super-herói – tentando se adaptar ao mundo moderno depois de passar décadas congelado após os eventos passados durante a Segunda Guerra Mundial e mostrados no primeiro filme do personagem (Capitão América - O Primeiro Vingador), lançado em 2011.

Ao mesmo tempo, ele continua sua colaboração com Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a S.H.I.E.L.D. até aparecer a grande ameaça da vez: o misterioso Soldado Invernal, um inimigo que surge direto do passado do protagonista.

O filme ainda marca a volta de Scarlett Johansson como a fatal Viúva Negra. Antes, a atriz encarou o papel em duas produções da primeira fase: Homem de Ferro 2 (2010) e Os Vingadores.

Estreando em Capitão América 2 está Sam Wilson, o Falcão (Anthony Mackie, de Gigantes de Aço), personagem criado por Stan Lee e Gene Colan no final dos anos 1960. Companheiro de combate ao crime do Sentinela da Liberdade nos quadrinhos (chegando até a dividir um título entre 2004 e 2005 nos EUA), Wilson é um dos famosos super-heróis negros do Universo Marvel, ao lado do pioneiro Pantera Negra e do Luke Cage.

Dentre outros personagens oriundos das HQs estão a agente Maria Hill (a atriz canadense Cobie Smulders, do seriado How I Met Your Mother) e o vilão Ossos Cruzados (Frank Grillo, de A Hora Mais Escura).

Uma novidade é a entrada do astro de Hollywood Robert Redford no elenco. Protagonista de clássicos como Butch Cassidy (1969) e Todos os Homens do Presidente (1976), o ator e diretor viverá Alexander Pierce, o líder da S.H.I.E.L.D.

Dirigido pelos irmãos Anthony e Joe Russo (da comédia Dois é Bom, Três é Demais e do seriado Community), o filme estreou batendo recorde nos Estados Unidos.

Com US$ 95 milhões, Capitão América 2 foi a estreia mais lucrativa de todos os tempos dentre os filmes que despontaram em abril, ultrapassando o recordista anterior, a ação Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio (2011).

AS ORIGENS DO SOLDADO INVERNAL

Lançado originalmente em 2005 nos Estados Unidos, o arco de histórias de O Soldado Invernal vem da elogiada fase do escritor Ed Brubaker (de séries como Criminal e Gotham City contra o Crime) com arte na maioria das edições de Steven Epting (Vingadores) e Michael Lark (companheiro de Brubaker na fase do Demolidor pós-Brian Michael Bendis).

No Brasil, o arco foi lançado primeiramente no título mensal Os Novos Vingadores (Panini), entre 2006 e 2007, e posteriormente reunido no primeiro volume de Marvel Deluxe: Capitão América (Panini), lançado em julho de 2011.

Na trama, Capitão América agora se vê diante de estranhas lembranças do passado, o assassinato do Caveira Vermelha e uma nova ameaça vinda da Guerra Fria: o Soldado Invernal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp