CULTURA
Cordel 'n' roll
Mirando o público juvenil, coletivo de teatro 'Nós na Cena' traz o espetáculo 'Lampião Vai ao Inferno Buscar Maria Bonita'.
Publicado em 09/03/2012 às 6:30
O que Lampião, Maria Bonita, Altimar Pimentel e a banda de metal Slipknot têm em comum? Quem quiser saber a resposta vai ter que comparecer hoje no Teatro Santa Roza, às 20h, para conferir a estreia do coletivo de teatro 'Nós na Cena'.
Lampião Vai ao Inferno Buscar Maria Bonita, primeira peça do coletivo, permanece em cartaz durante todo o fim de semana com uma trilha sonora inusitada embalando narrativa cordelística de Altimar Pimentel.
Segundo Humberto Lopes, diretor do espetáculo, a montagem adapta a fábula sobre o líder do cangaço e sua companheira esconjurada para um público que não costuma frequentar o teatro.
"O teatro hoje só é visto ou por crianças ou por adultos", explica Lopes, mirando o público juvenil. "Por isso buscamos fundir o regionalismo ao universo desta rapaziada que tem o rock e o hip hop como uma mediação entre eles e o mundo".
Resultado de um curso promovido ano passado com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), o projeto reúne dez dos 20 inscritos nas aulas ministradas por Lopes e pelos professores João Paulo (Papa) e Cleide Teixeira.
"As oficinas foram batizadas de 'Quem tem boca é pra gritar' e recrutaram atores amadores que mergulharam na cultura de raiz pelo viés da corporeidade", esclarece Lopes.
Quanto ao contraste entre a cultura de raiz e o rock 'n' roll da trilha, o diretor avisa: "Nossa intenção é causar um impacto no espectador, que vai ao teatro esperando um tipo de apresentação e se depara com outro diferente".
Comentários