CULTURA
Cordel para assistir
Inspirado na literatura de cordel 'O Vendedor de Coisas', novo curta-metragem de Deleon Souto é gravado em Patos.
Publicado em 08/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:20
Esta semana Patos, no Sertão paraibano, é o cenário do novo curta-metragem de Deleon Souto (As Folhas), inspirado na literatura de cordel: O Vendedor de Coisas.
De acordo com o diretor, a produção conta a história de Rosa (interpretada por Raquel Ferreira), uma moça sertaneja exemplar, prometida ao primo (Kelner Macêdo) que conhece desde pequena. Mas com a vinda de Tião (Vinicius Guedes), um vendedor oriundo do Recife, Rosa começa a criar um vinculo e ver uma oportunidade de sair da cidadezinha – e consequentemente da vida – em que vive.
“O Vendedor de Coisas conta com um narrador presente, vivido pelo ator Edílson Alves”, conta Deleon Souto. “Ele é chamado de ‘Guiador’, meio bobo da corte, meio palhaço sertanejo, e liga o curta com o público com suas rimas”.
O realizador explica que o personagem é propositalmente teatralizado e exagerado para dar contornos à oralidade presente no cordel. Completando o elenco, que reúne 40 atores, está a atriz Soia Lira, que faz a mãe da protagonista.
Com a direção de fotografia feita pelo veterano João Carlos Beltrão, Deleon Souto caracteriza a produção com um descolorido puxando para a textura em tons de sépia, remetendo ao tempo em que se passa a história, o começo dos anos 1980, e também para o papel dos cordéis.
Segundo Deleon, o roteiro assinado por ele estava guardado há quatro anos até ser aprovado pelo edital do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). Dentre as inspirações para fazer o curta está Lisbela e o Prisioneiro (2003), filme dirigido pelo pernambucano Guel Arraes.
O Vendedor de Coisas está previsto para ser lançado durante a 7ª edição do Cinema com Farinha, festival audiovisual que acontecerá em Patos no mês de outubro.
Comentários