CULTURA
Curta Coremas divulga vencedores
Mostras Mãe D'água' e 'Rio Turbinas' premiaram diversos curtas em diferentes categorias; cineasta Torquato Joel foi homenageado.
Publicado em 16/05/2012 às 6:30
Foram divulgados os vencedores das mostras competitivas 'Mãe D'água' e 'Rio Turbinas', que fizeram parte do 'Curta Coremas', festival Audiovisual da cidade de Coremas, que aconteceu no último final de semana.
Na mostra 'Rio Turbinas', que premiou o melhor vídeo minuto coremense, Blackout, de Shirley Helane e Joás Sousa, saiu vitorioso. Já na mostra 'Mãe D'Água', voltada para os filmes paraibanos, foram mais de 10 curtas contemplados, em diferentes categorias. Entre eles, Diário de Márcia, de Bertrand Lira, que recebeu o prêmio pela direção de documentário, e Jogo de Olhar, que premiou Arthur Lins, Carlos Dowling e Marcus Vilar, na categoria de melhor montagem de documentário.
O prêmio de melhor documentário ficou com Ramon Batista, pelo seu curta Fogo-Pagou e a melhor ficção foi Lamúria, de Nathan Cirino.
Além dos curtas premiados, o cineasta paraibano Torquato Joel recebeu o troféu de homenagem 'Amigo do Festival', pela sua contribuição ao cinema do interior da Paraíba.
Natural da cidade de Sousa, Torquato lançou sua primeira produção cinematográfica em 1982, Imagens do Declínio, que foi produzida em parceria com Betrand Lira. Com uma carreira nacionalmente reconhecida, a filmografia de Torquato inclui produções como O Verme na Alma (1998), Passadouro (1999), Transubstancial (2003) e Estes (2010).
Para a lista completa dos vencedores, acesse o blog do festival
Comentários