CULTURA
Curtas-metragens paraibanos vencem quatro prêmios no Festival de Gramado
"A Fome de Lázaro" e "Animais na Pista" vencem duas estatuetas cada.
Publicado em 22/08/2021 às 11:48 | Atualizado em 23/08/2021 às 8:15
A Paraíba conquistou nesse sábado (21) quatro Kikitos no 49º Festival de Cinema de Gramado, que é considerado um dos mais importantes do país. Os filmes "A Fome de Lázaro" e "Animais na Pista" levaram duas estatuetas cada um.
No caso de "A Fome de Lázaro", o diretor Diego Benevides venceu como melhor filme de curta-metragem brasileiro. Já Torquato Joel venceu o prêmio de melhor direção de arte de curta-metragem. Já no caso de "Animais na Pista", Eli-Eri Moura venceu o prêmio de melhor trilha musical de curta-metragem, enquanto que Rodolpho Barros venceu o de melhor fotografia de curta-metragem.
Os vencedores foram divugados numa cerimônia transmitida pela internet direto de Gramado e teve apresentação das jornalistas Marla Martins e Renata Boldrini.
O filme “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, foi o grande vencedor do Festival deste ano, levando quatro prêmios entre os destinados aos longa-metragens: melhor filme, melhor trilha musical, melhor direção de arte e melhor desenho de som.
Sinopses
Em "A Fome de Lázaro", a trama se passa na comunidade dos Monteiros, localizada na zona rural da cidade de Cachoeira dos Índios, alto Sertão paraibano. Lá, acontece um festejo religioso e tradicional, chamado “A Mesa de Lázaro”.
O evento está ligado à religiosidade popular: os fiéis do Sítio Cipó dos Monteiros, que são devotos de São Lázaro, com crenças absorvidas e interpretadas pelo povo sertanejo, pagam a promessa no dia do santo. O curta, aborda esta tradição, que acontece anualmente.
Já "Animais na Pista" é um filme inspirado no conto "Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência", de Rubem Fonseca. Após um acidente de trânsito, envolvendo uma vaca, moradores próximos buscam garantir pedaços de carne do animal morto indiferente à vítima humana.
Comentários