icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Curtas paraibanos são exibidos nesta quarta na Capital

Documentários “Família Vidal”, de Diego Benevides, e “À minha amiga: Um breve relato sobre nós”, de André da Costa Pinto são exibidos às 20h30 no Tintin Cineclube.

Publicado em 30/03/2010 às 14:10

Da Assessoria da ABD-PB

Dando continuidade às sessões mensais de lançamentos de curtas-metragens independentes e nacionais na cidade de João Pessoa, o Tintin Cineclube promove nesta quarta-feira (31), às 20h30, na Usina Cultural Energisa, mais uma sessão do Assacine. Na ocasião serão exibidos dois curtas-metragens paraibanos do gênero documentário finalizados em 2010.

O ingresso da sessão custa R$ 2, sendo que estudantes, maiores de 60 anos e abdistas pagam a metade deste valor.

Abrindo a sessão o curta-metragem “Família Vidal” (doc. 15’) do realizador Diego Benevides, retrata a vida de uma família circense, que peregrina de cidade em cidade do nordeste brasileiro, em busca de sua própria sobrevivência, assim como da preservação e perpetuação da magia do picadeiro. Em meio a essa busca, entre a dura realidade e o leve prazer do fazer artístico, a Família Vidal é uma esquecida, porém legítima prova de amor e doação a tradição do circo brasileiro.

Veja opções na Agenda Cultural.

Em seguida será exibido “À minha amiga: Um breve relato sobre nós” (doc. 10’), de André da Costa Pinto. O curta-metragem experimental discorre sobre a relação de Dona Carminha e Dona Inacinha, amigas há mais de 60 anos. Ao longo desse período, elas dividiram alegrias, tristezas, confidências, carnavais e São Joãos. Casualidades da vida poderiam tê-las afastado, porém um forte elo de dedicação e cumplicidade manteve-as unidas. O registro audiovisual desta relação traz a tona recordações que podem surpreender.

A sessão desta quarta-feira ainda conta com a exibição bônus de dois vídeos de 3 minutos, realizados na oficina audiovisual da Mostra de Arte Periférica, na comunidade do Porto do Capim. Durante a oficina, jovens criaram narrativas videográficas que representam seus universos pessoais com muita criatividade e bom humor.

Após a exibição dos filmes a sessão se estende com uma conversa com os realizadores, além de discotecagem com o DJ Carlos Dowling. Também na Livraria da Usina, localizada no mesmo complexo onde serão exibidos os filmes, a partir das 19h, haverá o lançamento do livro “Escola e a Igreja nas Ruas da Cidade" do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade da Universidade Federal da Paraíba.

O evento promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Paraíba (ABD-PB), com o apoio do Ministério da Cultura, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e Usina Cultural Energisa.

As sinopses e mais informações sobre os filmes exibidos podem ser vistos no site da ABD-PB ou pelo telefone (83) 3221-8450.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp