CULTURA
Da colonização até a Revolução de 1930: obra traz fatos históricos da PB
Lançamento acontece nesta sexta-feira, a partir das 17h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba (Mapp) da UEPB.
Publicado em 22/05/2015 às 8:01 | Atualizado em 09/02/2024 às 16:47
Da colonização até a Revolução de 1930 por meio de personagens fictícios é o mote do livro Paraíba: Algumas Histórias (Imprell, 150 páginas), de José Carlos Barreto.
O lançamento acontece nesta sexta-feira, a partir das 17h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba (Mapp) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
De acordo com o autor, a obra teve sua gênese devido à visita de um casal de amigos portugueses ao Brasil. Radicado no Rio de Janeiro há mais de seis décadas, o paraibano resolveu mostrar o Rio São Francisco, percorrendo todo o seu trajeto.
Quando chegaram em Sergipe, Barreto aproveitou para visitar a família na Paraíba, seguindo para Cabedelo.
“Ao voltar, trouxe comigo algumas indagações sobre a minha terra. Escrevi algumas coisas. Criei alguns personagens pra tentar contar algumas histórias”, relembra o escritor, formado em Sociologia pela UERJ.
José Carlos Barreto chegou a lançar Paraíba: Algumas Histórias em Lisboa, Portugal, e na capital carioca que o adotou, autografando o livro na tradicional Feira de São Cristóvão, reduto da Cultura do Nordeste.
“Sempre levando o nome da Paraíba. Fiz questão de botar o nome da Paraíba cujas cores da bandeira ilustram a capa do meu livro”.
Comentários