CULTURA
Data é comemorada com festa na Bahia
Show de Caetano Veloso celebra centenário de Jorge Amado em Ilhéus; apresentação acontece nesta sexta-feira (10) no Festival 'Amar Amado'.
Publicado em 10/08/2012 às 6:00
Ilhéus está em festa para celebrar o centenário do baiano que passou parte da infância na cidade e ambientou nela vários de seus livros (incluindo Gabriela, Cravo e Canela, de 1958, incensado este ano por sua 2ª adaptação televisiva).
Amar Amado, festival que ocorre desde o último sábado na capital do cacau, chega hoje ao ápice de sua programação gratuita com o show 'Uma homenagem especial a Jorge Amado', de Caetano Veloso (comemorando, por sua vez, seus 70 anos de idade).
Segundo André Guimarães, diretor da maná Produções, que organiza o evento junto com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a ação que ocorre até o próximo domingo é a maior homenagem ao escritor que, em vendas, só foi superado por Paulo Coelho no Brasil. "Ilhéus é o palco ideal", afirma Guimarães, que espera um público de 500 mil pessoas da região litorânea.
No domingo, o festival será encerrado com um ensaio aberto da peça Capitães de Areia (texto de 1937, adaptado para o cinema ano passado pela neta do autor, Cecília Amado), dirigida por Elisa Mendes, e com a participação da tradutora Elena Beliakova falando sobre a obra, que é um marco na literatura estrangeira da ex-União Soviética (URSS).
Já em Salvador, uma exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia traz um acervo inédito de fotografias, objetos, folhetos de cordel, filmes e outros itens pessoais de Jorge Amado.
A mostra é dividida em diversos módulos: há desde espaços dedicados aos personagens inesquecíveis de sua galeria, até salas que fazem alusão à sua faceta política e à malandragem e à sensualidade, temas bastante caros à sua narrativa.
Comentários