CULTURA
Desancorando Hilda Hilst
Desde que assumiu a direção do IEL, Pécora vem trabalhando em um congresso internacional a respeito de Hilda Hilst.
Publicado em 29/02/2012 às 7:00
Organizador da obra completa de Hilda Hilst (1930-2004), distribuída em 19 títulos publicados pela Editora Globo, o crítico literário Alcir Pécora escreveu, um ano após a morte da autora, que a imagem pública de Hilst sempre esteve associada à da 'artista como tipo excêntrico'.
Segundo Pécora, tal associação se dá graças a alguns fatores como "a estratégia escandalosa de chamar atenção para a sua obra por meio da suposta adesão ao registro pornográfico" e à "publicação de praticamente toda a obra em edições artesanais, em geral muito bonitas, produzidas por artistas amigos, mas sem qualquer alcance de distribuição".
Uma Superfície de Gelo Ancorada no Riso (152 páginas, R$ 22,00) é mais uma iniciativa da Editora Globo de dar à obra da escritora, que promoveu uma verdadeira anarquia de gêneros desdobrando-se na poesia, prosa de ficção, teatro e crônica, uma desmistificação por meio da sua merecida penetração entre os leitores.
A antologia está dividida em onze seções que reúnem os principais temas eleitos pela paulista natural de Jaú (296 quilômetros de São Paulo), que passou quase toda a sua vida reclusa na 'Casa do Sol', um sítio nos arredores de Campinas (SP).
Em 'Ouso pensar'; 'Corja humana'; 'A tarefa do escritor' e 'A língua é matéria vibrátil', Hilst faz reflexões sobre uma poesia que, em seu caso, estava fincada nas raízes clássicas e embebidas em várias tradições: da poesia bíblica à cantiga portuguesa.
Em 'O ofício do escritor'; 'Mulheres' e 'Esse aberto do peito', os textos ora fragmentários ora prolíficos se detêm em questões em torno da paixão, outro dos temas que fomentaram a sua linguagem considerada por vezes obscena.
'Pai' e 'Cara cavada' tratam da dimensão divina enquanto 'Morte' e 'Ter sido' refletem sobre a condição humana. A coletânea é organizada por Luisa Destri, que colaborou com Pécora no volume crítico Por Que Ler Hilda Hilst? (116 páginas, R$ 22,00), lançado há dois anos também pela Editora Globo.
Destri é jornalista e mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua dissertação de mestrado, De tua sábia ausência: a poesia de Hilda Hilst e a tradição lírica amorosa, foi defendida no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), do qual Pécora é diretor desde 2007.
Desde que assumiu a direção do IEL, Pécora vem trabalhando em um congresso internacional a respeito de Hilda Hilst. A Unicamp possui uma valiosa documentação sobre a trajetória lírica de Hilst. O material está depositado no Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CDAE), que comprou parte do acervo guardado na 'Casa do Sol'.
Comentários