CULTURA
Designer ganha projeção internacional com peças produzidas em Campina Grande
Peças que exaltam a cultura nordestina são feitas na Paraíba para exportação.
Publicado em 23/02/2019 às 7:00 | Atualizado em 23/02/2019 às 15:09
O designer Sérgio Matos nasceu em Paranatinga, pequena cidade do Estado do Mato Grosso, mas foi em Campina Grande que encontrou morada e inspiração para a peças que ele produz e ganharam o mundo. O trabalho do paraibano por adoção elevou o projeto de móvel ao patamar de arte e tem conquistado galerias disputadas no Brasil e no exterior. O estúdio de Sérgio, montado no bairro da Prata, além de oferecer emprego e renda para a região, projeta a cultura nordestina em eventos dentro e fora do país.
Radicado na Paraíba desde 2001, quando se mudou para cursar Design na Universidade Federal de Campina Grande, Sérgio Matos conta que mesmo com a projeção do seu trabalho, não abre mão de continuar a morar na cidade.
O estúdio em que fabrica as peças conta com a colaboração de artesãos, serralheiros e indústrias que produzem as peças. "Meu estúdio é em Campina Grande porque é dali que eu tiro a maior parte das referências que a gente projeta e porque eu tenho uma produção e a gente tem bons artesãos na região", comenta.
https://www.instagram.com/p/BuCl8IgHHWu/
Carreira
A carreira de Sérgio Matos teve início ainda durante o curso na UFCG, quando trabalhou como supervisor de produção em uma indústria de embalagens. Já formado, enveredou para a área de móveis, ganhando em 2007 o primeiro lugar no concurso do Sebrae Minas Gerais na categoria mobiliário, com um banco denominado Ianomâmi. Deste pontapé inicial, logo deu um salto com participação em salões nacionais e internacionais.
Os fios, tramas e formas são bastante explorados nas peças criadas por Sérgio Matos. E a peculiaridade das peças tem despertado a curiosidade de estrangeiros interessados em design. As peças, que exaltam a cultura paraibana, também com inspiração de outras regiões como a Amazônia e a região onde nasceu, têm ocupado espaço das grandes exposições de designers de interiores no Brasil e no exterior através do talento de Sérgio.
A mais recente exposição que participou foi a Feira Abup, patrocinada pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, uma das maiores da América Latina nos segmentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mobiliário e linha têxtil. O evento foi realizado em São Paulo com mais de 300 expositores este mês.
Além de apresentar a Coleção Uambé, uma parceria de Sérgio Matos com o Sebrae Amazonas, o premiado designer também ganhou destaque como novo expositor e lançou o banco Taturana.
Prêmios
Desde a abertura do estúdio em 2010, Sérgio colhe prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design. O primeiro foi em 2011, quando se destacou no Design Excellence Brazil. No ano seguinte levou o 'iF Product Design Award', o mais alto prêmio do design internacional da Alemanha.
Em 2014, Sérgio Matos conseguiu destaque na Be Open 2014. A mais recente conquista foi o prêmio de mobiliário na categoria Área Externa na 30ª edição da International Contemporary Furniture Fair (ICFF) New York 2018. As peças que se destacaram no evento foram a poltrona Bodocongó, poltrona Arreio e pufe Carambola.
Comentários