CULTURA
Dia da Independência: confira filmes que ilustram momento histórico do Brasil
Filmes nacionais sobre a independência do Brasil ajudam a desbravar o passado.
Publicado em 07/09/2020 às 10:21 | Atualizado em 07/09/2020 às 12:24
O feriado da Independência, celebrado nesta segunda-feira (7), com a flexibilização acabou tirando muita gente de casa na pandemia. Há quem, no entanto, prefira passar o dia de folga no conforto do lar, vendo um bom filme. Com as licenças poéticas que a sétima arte exige, o Jornal da Paraíba preparou uma lista de filme que retratam episódios históricos do Brasil até 1822, quando Dom Pedro I decretou a autonomia econômica do país em relação à cporoa portuguesa. Vamos a eles?
Independência ou Morte
Neste longa, estrelado por Tarcísio Meira na figura de Dom Pedro I, o enredo principal é o processo de Independência do Brasil, apresentando uma visão nacionalista e heroica do ato. O filme foi produzido como parte das comemorações de 150 anos da Independência.
A partir da abdicação de D. Pedro I, o filme traça um perfil do monarca desde a vinda da Europa ainda criança, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal. Ponto positivo é que é possível assisti-lo na íntegra no Youtube:
Os Inconfidentes
O filme Os Inconfidentes, de 1972, volta um pouco no tempo para contar a história do grupo de intelectuais da Inconfidência Mineira liderados por Tiradentes. O grupo se uniu para libertar o país da opressão portuguesa. O longa traz José Wilker no papel do líder dos revoltosos. Mais uma boa notícia que ele esta na íntegra no Youtube:
Tiradentes, o filme
Outro filme com o mesmo enredo foi filmado em 1998. Neste, Tiradentes é interpretado por Humberto Martins. Padres, poetas, políticos, militares e insatisfeitos em geral se unem e conspiram para libertar o Brasil dos portugueses no século XVIII. O movimento surgido em Ouro Preto em 1789 teve influência fundamental sobre os movimentos pela Independência do Brasil. Traz Adriana Esteves e Marco Ricca no elenco. Ele também está disponível na íntegra no Youtube:
Carlota Joaquina
A paródia cinematográfica, dirigida por Carla Camurati, retrata a chegada da família portuguesa ao Brasil em 1808. O filme marca o início do renascimento do cinema brasileiro, quase extinto durante o governo de Fernando Collor.
Apesar da história fantasiosa, possível compreender o cenário do Brasil no início do século XIX, bem como se deu o início dos movimentos para a independência do país. Ponto mais favorável ainda ao filme é que nomes como Marco Nanini e Marieta Severo integram o elenco. A risadas são garantidas.
O Corneteiro Lopes
O curta-metragem brasileiro de 2003, dirigido por Lázaro Faria, reconta livremente a história lendária de um evento ocorrido pelas guerras de independência ocorridas no Brasil após a declaração de Dom Pedro I.
Comentários