CULTURA
Dia de Cosme e Damião: católicos e candomblecistas celebram data com doação de brinquedos e doces
Irmãos Cosme e Damião se dedicaram à caridade. Por essa razão, os irmãos são relacionados com as crianças.
Publicado em 27/09/2023 às 17:17
O dia de Cosme e Damião é celebrado no dia 26 de setembro para a igreja católica e 27 de setembro para as religiões de matriz africana como a Festa dos Erês. Em ambos os festejos, ocorre a distribuição de doces e brinquedos às crianças.
Dia de Cosme e Damião
Para a igreja católica, o Dia de Cosme e Damião é comemorado no dia 26 de setembro. Em entrevista à TV Cabo Branco, o Padre Marcelo da Igreja Santo Inácio de Loyola explica que os irmãos Cosme e Damião se dedicaram à caridade. Por essa razão, os irmãos são relacionados com as crianças.
Mas, de acordo com Marcelo, o que é fundamental na figura desses santos é o amor deles por Jesus Cristo. Ele explica que os santos abandonaram o paganismo em nome da caridade e para espalhar a palavra de Deus.
Além de serem padroeiros das crianças, Cosme e Damião praticavam o que poderia ser considerado como a medicina da época, cuidando dos mais pobres e doentes.
"Quando a Igreja propõe o testemunho de santos, de masteres, é com o objetivo de motivar a nós que estamos aqui nessa perigrinação, aqui na Terra, de identificar na nossa vida, cada vez mais à vida de Cristo. Essa é a grande lição de São Cosme e Damião", disse o padre.
Festa de Erês
Já para o candomblé, o 27 de setembro comemora a Festa dos Erês que dialoga com a celebração de Cosme e Damião. Em ambas as celebrações ocorre a distribuição de doces e brinquedos para as crianças.
A Mãe de Santo Josilene de Oxum explicou que a Festa de Erê é uma tradição do candomblé que celebra os Erês, divindades que representam as crianças.
Essas divindades vêm para a Terra trazendo os recados dos orixás para as pessoas que precisam.
Josilene comenta que Cosme e Damião, assim como os Erês, também foram crianças que estiveram na Terra mas tiveram sua trajetória interrompida, assim voltando de outra forma para completar sua jornada e brincar.
Ela explica que na celebração da Festa dos Erês, as crianças recebem doces, brinquedos e lanches. E para ela, celebrar a Festa dos Erês junto com as crianças de sua comunidade é muito gratificante.
"É muito gratificantePorque a gente, eu tiro por mim, eu tenho uma filha e dou tudo por ela, né. E tem muitas crianças que os pais não tem condição de, de proporcionar uma festa para elas então isso aqui pra mim [a Festa de Erês] é como se eu tivesse dando uma festa pra eles. Não é só a comemoração dos Erês, mas sim, também, homenageando as crianças da comunidade. É muito bom ver as crianças feliz, as crianças ganhando aquela lembrancinha. Não é uma coisa grande mas para eles [as crianças] são enormes." Falou Mãe Josilene, explicando o porque se sente gratificada em celebrar a Festa dos Erês.
Comentários