CULTURA
Dia de Reis: saiba a origem da data e o que ela significa
Tradição cristã acredita que visita dos Reis Magos ao menino Jesus aconteceu em 6 de janeiro.
Publicado em 06/01/2023 às 11:38
O Dia de Reis é comemorado nesta sexta-feira, 6 de janeiro. A data é simbólica para os cristãos, tem relação com o nascimento de Jesus e também marca o fim das decorações natalinas. O Jornal da Paraíba explica como surgiu e o que significa essa data (confira abaixo).
Por que 6 de janeiro?
A tradição católica explica que 12 dias após o nascimento de Cristo, três reis magos visitaram o menino Jesus em Belém. Eles avistaram um anjo, que anunciou o nascimento do salvador, e levaram presentes para o recém-nascido.
O nascimento de Jesus aconteceu no dia 25 de dezembro. Por isso o Dia de Reis (remetendo aos reis magos) é comemorado em 6 de janeiro, 12 dias depois, quando os magos levaram ouro, mirra e incenso para Cristo.
Por que a decoração natalina é desfeita na data?
A tradição católica conta que os três reis magos partiram do Oriente Médio para a cidade de Belém.
Na Bíblia, Belém está localizada na região da Judéia. Atualmente, ela fica em território palestino ocupado por Israel. Os reis foram guiados até Jesus por uma estrela, a 'Estrela de Belém'.
Quando os reis magos chegaram até Jesus, Maria e José, ofereceram presentes e encerraram o período natalino. Por isso, a decoração natalina é desfeita no Dia de Reis, marcando o fim do Natal. Por isso, as luzes natalinas se apagam.
Simbologia universal
A tradição também acredita que os três reis magos, do Oriente, representam os continentes da África, Ásia e Europa. Dessa forma, a vinda de Jesus aconteceu para salvar toda a humanidade.
Relação da data com a astrologia
O dia 6 de janeiro também marca Dia do Astrólogo, estabelecido, segundo especialistas da área, pela relação dos reis magos com a astrologia.
Acredita-se que eles pesquisavam estrelas, e por isso foram guiados por uma luz estelar que pode ter sido formada por uma conjunção entre Júpiter e Saturno sobre a constelação de Peixes.
Comentários