icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Dia do Cinema Brasileiro: veja filmes que foram gravados na Paraíba 

Foi nesta data, em 1986, que, no Rio de Janeiro, foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada, para a elite carioca.

Publicado em 05/11/2022 às 8:04


                                        
                                            Dia do Cinema Brasileiro: veja filmes que foram gravados na Paraíba 
Filme 'O Auto da Compadecida' Foto: Divulgação

O 5 de novembro é conhecida, também, como o ‘Dia do Cinema Brasileiro’, pois foi nesta data, em 1986, que, no Rio de Janeiro, foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada, para a elite carioca, na Rua do Ouvidor, há 146 anos atrás. Com o passar do tempo, o cinema brasileiro foi evoluindo e se tornando cada vez mais acessível e democrático e não somente para a elite brasileira. 

Cada vez mais, a centralização dos longas e curtas foi se dissipando para todas as regiões do país, assim trazendo até mais visibilidade para locais longe das capitais, deste modo a cultura regional Brasil pode ser disseminada.

Neste Dia do Cinema Brasileiro, o Jornal da Paraíba preparou uma lista com filmes de que têm a Paraíba como cenário  

O Auto da Compadecida (Guel Arraes)

No filme João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens, lutam pelo pão de cada dia e enganam a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no interior da Paraíba.

Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes)

O alemão Johann viaja pelas áridas estradas do nordeste brasileiro vendendo aspirina para moradores de pequenas vilas, usando comerciais de vídeo que falam sobre os remédios. O Brasil entra na Segunda Guerra Mundial, e Johann precisa decidir se volta a seu país ou se permanece em solo brasileiro.

Boi Neon (Gabriel Mascaro)

Iremar é um vaqueiro que viaja pelo Nordeste que por onde passa recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

Romance (Guel Arraes)

Pedro é um ator e diretor de teatro, que se apaixona por Ana. O namoro deles é afetado por questões do trabalho.

Por trás do Céu (Caio Sóh)

Em um lugar tomado pela extrema pobreza, Aparecida, mulher do Sertão, vive cheia de sonhos. Enquanto o marido leva uma vida amargurada por uma tragédia do passado, a jovem decide tomar uma atitude que pode mudar sua trajetória para sempre, partir para a cidade grande.

O outro Dia do Cinema Brasileiro 

A comemoração no dia 19 de junho, em relação ao 'Dia do Cinema Brasileiro' é atribuída à primeira exibição pública de cinema no Brasil. Nesta data, em 1898, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil. 

Afonso estava a bordo de um navio e gravou imagens da sua chegada à Baía da Guanabara. Alguns historiadores consideram que, na verdade, as primeiras gravações brasileiras teriam acontecido em 1897, na cidade de Petrópolis.

*Contém informações da Agência Brasil 

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp