CULTURA
Dia do Saci: entenda data comemorada em 31 de outubro
Data instituída por lei, Dia do Saci objetiva valorizar o Folclore brasileiro.
Publicado em 31/10/2023 às 14:03
O dia 31 de outubro é conhecido por muita gente como o dia do Halloween. Mas, o que muita gente não sabe é que data também marca o Dia do Saci, personagem do Folclore brasileiro.
- Acesse o Guia Qual é a Boa
- Bisneta de Monteiro Lobato fala da exclusão de termos racistas da obra do escritor
O Dia do Saci existe por lei desde 2013, e foi instituída por meio da Comissão de Educação e Cultura. Mas, antes mesmo disso acontecer, a data se popularizou no país inteiro desde 2004, quando o então projeto de lei sobre foi criado.
Importância do Dia do Saci
O historiador Rodolfo Hiroshi explica que a intenção da iniciativa é popularizar e valorizar a cultura nacional. Um fenômeno reforçado pela obra de Monteiro Lobato, quando várias lendas como a do Curupira e do próprio Saci ganharam ainda mais alcance no Sítio do Picapau Amarelo.
O Folclore faz parte de uma mistura de elementos do imaginário popular, das tradições ligadas a identidade do povo brasileiro, muitas dessas histórias têm séculos. Monteiro Lobato, no Sítio do Picapau Amarelo, onde via expor as lendas de forma mais especial e tornando isso parte do nosso folclore", explicou.
Ainda de acordo com o professor, o Saci também tem relação com ensinamentos sobre proteção tanto às crianças quanto ao meio ambiente.
"Como ele prega travessuras, é uma forma de falar pras crianças não irem pra mata sozinhas. Antes da popularização da escrita, essas histórias eram usadas como ensinamento para transmitir algum tipo de comportamento a ser evitado", disse.
Por conta das travessuras do Saci, é possível fazer uma relação com o próprio Halloween, criado na Europa e popularizado nos Estados Unidos. Além disso, o Saci também se insere dentro de um contexto social.
Ele (o Saci) se insere dentro de um contexto social. Ele é um ex escravizado. Tem uma história é trágica, tem que cortar a própria perna pra fugir da escravidão... Ele é um protetor das matas, assim como o curupira e outros personagens do folclore brasileiro", explicou.
Comentários