CULTURA
Diversidade junina em CG
2° Festival São João Cultural será realizado neste sábado (14) e domingo (15) no Teatro Municipal Severino Cabral.
Publicado em 14/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:31
“A diversidade cultural estará presente no evento”, resume a cantora Eloísa Olinto sobre o 2° Festival São João Cultural, que será realizado hoje e amanhã, sempre a partir das 18h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. A entrada é gratuita.
A edição também faz parte da programação do ‘Maior São João do Mundo’ (confira todos os artistas convidados no box ao lado).
O festival reúne várias vertentes regionais no âmbito da música, poesia, repente e aboio, dentre outras manifestações populares.
Representando a poesia, o mestre de cerimônia Felisardo Moura vai dividir o palco com o historiador Daniel Duarte, Mariana Teles, Agda e Lara Moura, Enoc Ferreira e Zé de Cazuza, além do aboio entoados por Paulo e Jarim.
Respondendo pelo repente e pela canção de viola estão nomes como Zé Cardoso e Moacir Laurentino, Hipólito Moura e João Paraibano e os Irmãos Pereira.
Grupos de dança como Acauã da Serra e Origines vão apresentar ao público presente os passos típicos e tradicionais do período junino como o xaxado, o baião e o forró.
Para representar a música nordestina, subirão ao palco Biliu de Campina, Eloísa Olinto, Sandra Belê, Waguinho e Duduta, Adauto Ferreira e Luizinho Calixto.
“Cada artista escolheu cinco músicas para a apresentação”, explica Eloísa Olinto. “O meu repertório foi muito fácil de se escolher mediante tantas homenagens que temos de nomes consagrados como Marinês e Dominguinhos”.
Das canções emblemáticas que a artista campinense cantará no show do festival, haverá clássicos como ‘Festa do interior’ (Abel Silva e Moraes Moreira), ‘Feira de mangai’ (Sivuca e Glória Gadelha) e sucessos na voz de Marinês (1935-2007), a homenageada deste ano no ‘Maior São João do Mundo’.
“O clima será de total confraternização para mostrarmos as riquezas que o Nordeste possui. No Festival São João Cultural, eu sou a única que não sou forrozeira”, afirma Olinto, que também teve sua primeira experiência de soltar a voz com um repertório totalmente de forró no Parque do Povo, na última terça-feira, onde estreou o arrasta-pé inédito ‘Sonho de menino’ (composto por Lino Tavares).
“É tudo novo para mim. Foi como uma correnteza me levando.
Depois de cantar no Parque do Povo, foi como um efeito dominó, surgindo muitos convites”, aponta a intérprete, que tem um repertório mais voltado ao samba e ao chorinho. “A música regional sempre foi o meu foco. Sempre gosto muito de colocar as raízes nordestinas no que eu faço. A sanfona está sempre presente no que eu faço”.
Para o próximo semestre, Eloísa Olinto estará repensando a sua carreira. “Vai haver mudanças por aí”, promete.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Hoje, a partir das 18h:
Poeta e Mestre de Cerimônia: Felisardo Moura
Música - Waguinho e Duduta
Música – Biliu de Campina
Música – Eloísa Olinto
Músico - Luizinho Calixto
Poesia - Zé de Cazuza e Enoc Ferreira
Poetisa - Mariana Teles
Contador de Causo - Daniel Duarte
Violeiro - Moacir Laurentino e Zé Cardoso
Violeiro - Hipólito Moura e João Paraibano
Aboiador - Paulo e Jarim
Dança – Acauã
Dança – Origines
Amanhã, a partir das 18h:
Poesia e Mestre de Cerimônia: Felisardo Moura
Música – Waguinho e Duduta
Música - Biliu de Campina
Musica - Sandra Belê
Música - Adauto Ferreira
Poesia - Ágada e Lara Moura
Violeiro - Irmãos Pereira
Violeiro - Moacir Laurentino e Hipólito Moura
Aboiador - Paulo e Jarim
Dança - Acauã
Dança - Origines
Comentários