CULTURA
Documentário mostra devoção ‘mariana’
Projeto teve início em 2009.
Publicado em 07/10/2012 às 8:00
A nova minissérie do GNT retrata a devoção mariana em países da América Latina ao percorrer festas anuais de suas padroeiras.
Dirigido por Joana Mariani, o projeto teve inicio em 2009, em Aparecida do Norte, no dia 12 de outubro, data comemorativa de Nossa Senhora Aparecida. No GNT, ‘Marias’ terá quatro episódios - toda sexta, às 18h, a partir desta semana - e irá mostrar as festas padroeiras do Brasil, México, Cuba e Nicarágua.
A minissérie é o recorte do documentário – ainda sem previsão de estreia – ‘Maria’s que, desde 2009, já percorreu cerca de onze países da América Latina. “Ao longo da vida, tive contato com diferentes religiões e o que mais me fascinava eram os santos, em especial as Marias, e suas diferentes formas de representação. Acredito que mulheres são seres complexos, mas é impressionante como uma só mulher pode ter tantas facetas quanto Maria”, conta Joana Mariani, diretora do documentário e sócia da Primo Filmes. “Ao longo da filmagem pude ver não só as diferentes Marias padroeiras que existem na América Latina, mas sim as diferentes colonizações, povos, culturas e o espaço ocupado por uma devoção na vida da mulher latina”.
Partindo da devoção mariana, comum a todo continente latino-americano, a minissérie propõe registrar diferentes manifestações culturais da América Latina e as Marias de cada país, suas semelhanças e diferenças. A cada episódio, sons, imagens, festas, costumes, crenças e principalmente suas mulheres e devoções. A cada semana, novos personagens irão mostrar suas padroeiras e as particularidades de suas festas.
Comentários