CULTURA
Doitschinoff lança livro de suas artes
Artista plástico Stephan Doitschinoff lança edição de luxo com imagens de obras, instalações e performances realizadas nos últimos 11 anos.
Publicado em 05/12/2012 às 6:00
O artista plástico paulistano Stephan Doitschinoff, 35, lança amanhã, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, seu segundo livro que sai pela prestigiosa editora alemã Gestalten.
A edição de luxo reúne imagens de obras, instalações e performances realizadas nos últimos 11 anos.
Cras (224 págs., R$ 260,00), título do livro, remete à mitologia em torno de santo Expedito, que, ao decidir converter-se ao cristianismo, teria sido tentado por um corvo, que gritava 'cras' (amanhã, em latim), no intuito de fazê-lo adiar sua conversão. O corvo teria sido esmagado por santo Expedito, que proclamou 'hodie' (hoje, em latim), reiterando a nova fé.
"É uma história que relaciono com a urgência dos nossos tempos, em que questões ambientais, civilizatórias e de consciência estão atrasadas em relação aos desenvolvimentos tecnológicos e materiais", explica ele.
De intenso caráter semiótico, a obra de Doitschinoff atribui novos significados a símbolos religiosos e cria diálogos entre representações litúrgicas do passado e sistemas de poder que operam no mundo contemporâneo, como o marketing e a política.
Antes do lançamento do livro, no próprio dia 6, às 17h, no MAM, o artista e o chef Alex Atala farão uma oficina gratuita sobre alimentos ritualísticos. No dia 8, às 15h30, Doitschinoff dará uma palestra também no MAM. (Da Folhapress)
Comentários