CULTURA
Dramaturgo tinha título de cidadão de várias cidades da PB
Ele recebeu títulos de filho da cidade em Campina Grande, Sousa e Aparecida.
Publicado em 24/07/2014 às 8:35 | Atualizado em 07/02/2024 às 11:05
No dia 11 outubro de 2011, Campina Grande completou 147 anos de emancipação política. “O grande presente que a cidade recebeu foi ganhar Ariano Suassuna como seu filho. A certidão, ou seja, o título de cidadania campinense, de nossa autoria, foi entregue numa sessão solene da Câmara Municipal, no Sítio São João”, lembrou ontem, emocionado, o ex-vereador João Dantas. Para ele, “a Paraíba, o Brasil e o mundo um dos maiores talentos da cultura universal”.
Na ocasião, houve apresentações de grupos folclóricos e banda de pífanos. Acompanhado da esposa, Zélia, Ariano agradeceu a homenagem e disse que era um grande orgulho ser cidadão de Campina, cidade que considerava como metrópole e polo cultural.
Em março de 2013, ele voltou a ser homenageado em Campina. No Colégio Motiva, participou da inauguração do Teatro Ariano Suassuna. O nome do teatro foi escolhido, através de votação entre professores, alunos e funcionários, com 83% dos votos para Ariano Suassuna – em João Pessoa, outro colégio, o Marista Pio X, também tem um teatro chamado Ariano Suassuna.
João Pessoa e Sertão
Por sua vez, os municípios de Sousa e Aparecida, no Sertão, acolheram Ariano como filho. A entrega dos títulos de cidadania ocorreu na fazenda Acauã, em Aparecida, onde o escritor morou dois anos. “Passei dois anos de minha vida na Acauã, foi o único tempo que eu convivi com meu pai e as últimas lembranças que tenho de meu pai foram na Acauã,” afirmou, emocionado, Ariano Suassuna.
Comentários