icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Drauzio Varella volta ao Fantástico hoje

Nova série vai mostrar os cuidados que as pessoas devem ter para evitar acidentes domésticos que fazem vítimasdos os anos no país.

Publicado em 22/04/2012 às 15:00

Neste domingo, Drauzio Varella estreia no Fantástico o quadro ‘Acidentes Domésticos – O Perigo Dentro de Casa’. “Grande parte dos acidentes acontece no lugar em que você se sente seguro e começa a fazer as coisas sem prestar atenção”, diz o médico.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 38% de todos acidentes, com registro em hospital do Sistema Único de Saúde (SUS), aconteceram em ambientes domésticos. Isso representa mais de dez vezes o percentual de acidentes na indústria e na construção juntos, que totalizam 3%. “É um problema de saúde pública grave. O número de pessoas acidentadas é muito alto, e as estatísticas oficiais sempre subestimam, porque se você sofre um pequeno acidente em ca sa você não vai para o hospital e não comunica”, completa Drauzio.

A cada episódio, a série vai abordar um dos seis acidentes domésticos mais recorrentes: queda, picada, corte, choque elétrico, mal súbito e queimadura, tema da estreia. Além de contar a história de um personagem, mostrando o impacto que o tema tem no dia a dia das famílias, o quadro dá dicas de prevenção e quais atitudes tomar após o ocorrido.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, acontecem, por ano, cerca de um milhão de acidentes, sendo que dois terços envolvem crianças. Pelo menos 26 mil casos são graves. A história de Nicolas dos Santos Silva, de dois anos, faz parte dessa estatística. Em um descuido da família, o garoto foi para a cozinha sozinho e mexeu em uma panela que estava no fogo com água para fazer macarrão. O objeto virou e queimou imediatamente o rosto e as costas da criança.

Neste episódio, Dr. Drauzio mostra a recuperação de Nicolas, o que mudou na rotina familiar e aponta os perigos que existem dentro da casa. O médico ainda desmente alguns mitos sobre os cuidados com a queimadura. “ É muito comum passar manteiga, pó de café e pasta de dente. Gruda tudo e depois você não consegue mais tirar. A medida mais simples é colocar o local queimado embaixo da água, porque tem que esfriar a pele no local”, diz.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp