icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

DVD revela novos 'tesouros'

Série 'Tesouros do Cariri', em que divulga artistas do cariri paraibano, traz o canto de Sandra Belê.

Publicado em 18/04/2012 às 6:30


"Cultura popular nasce em um lugar para satisfazer os que são de lá, não os outros". É assim que Marco di Aurélio descreve a necessidade de captar o espontâneo nas manifestações culturais que reproduz. No sétimo trabalho da série 'Tesouros do Cariri', em que divulga artistas do cariri paraibano, o realizador traz o canto de Sandra Belê.

Apesar de a música de Sandra já ser conhecida por Marco há anos, o trabalho conjunto, apesar da vontade, só foi concretizado agora. Foram apenas dois dias de filmagens, realizadas na Fazenda Santa Clara, em Zabelê, cidade natal de Sandra, para concluir esse mais novo 'tesouro'.

Para explorar ao máximo o espaço e as potencialidades dos artistas divulgados, as produções contam totalmente com o auxílio dos artistas locais, de cada lugar em que o DVD é gravado. No caso de Sandra Belê não foi diferente: os músicos que aparecem acompanhando a cantora também são artistas de Zabelê.

Com isso, explica o diretor, "pode-se mostrar como tem gente competente e talentosa no nosso interior". A região do Cariri, não só da Paraíba mas também de Pernambuco, é aclamada por di Aurélio como sendo um celeiro de excelência artística, o que justifica todo o seu interesse em prosseguir com o projeto, apesar da ausência de retorno financeiro.

POESIA
A poesia característica nas letras de Sandra são repassadas em cerca de 30 minutos de vídeo. Por ser um projeto sem fins lucrativos e feito, primordialmente, com recursos do próprio diretor, o resultado está disponível apenas pelo YouTube.

Os artistas já mostrados pelo projeto são Osmando Silva (Monteiro), Bastinho dos Oito Baixos, Estelita Antonino e Roberto Araújo (Serra Branca), Júnior Cordeiro (São João do Cariri) e Fernando Pintassilgo (Boa Vista).

Para a próxima edição, o artista que está cotato é João de Amélia, também da cidade de Monteiro.

Para Marco, a intenção com essa série é fazer com que os artistas da terra sejam conhecidos e, para isso, é preciso fazer um trabalho de qualidade, que esteja à altura dos artistas apresentados, para também ajudá-los em suas carreiras.
O objetivo, então, vem sendo atingido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp