icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

É possível andar com fé e na moda

De olho nas mulheres mais religiosas, como as evangélicas, marcas investem em peças mais comportadas, mas sem perder o glamour.

Publicado em 16/12/2012 às 11:00


Algumas doutrinas religiosas pregam que o modo como as fiéis se vestem revela o entendimento dos ensinamentos sagrados.

Camisas decotadas, pernas à mostra e até mesmo alguns cosméticos, segundo esses preceitos, devem ser evitados, pois podem desvirtuar a pureza do indivíduo. Por essa razão, é fácil encontrar nos cultos muito do mesmo: peças longas, com pouca originalidade e pouco senso estético. Para desmistificar esses paradigmas, o JORNAL DA PARAÍBA mostra que é possível ter estilo até na hora de ser recatada, afinal de contas, não há nada mais sem graça que a tradicional saia jeans, reta e com lavagem duvidosa.

Primeiramente é preciso entender que aquela história de que o evangélico não se importa com o que veste faz parte do passado. Segundo a estilista Joyce Flores, responsável por uma das mais notórias grifes de roupas evangélicas do país, a Joyaly, essa ideia não faz mais parte da realidade dessas pessoas. “Acredito que os evangélicos levaram esse injusto rótulo pelo fato de que antes simplesmente não existia um mercado voltado a atendê-los, fazendo com que cada um tentasse uma maneira de estar na moda, adaptando o que encontravam no mercado comum, mas isso nem sempre dá certo”, esclareceu.

Como decotes, minissaias e até calças jeans são peças que não entram nas vestimentas da maioria dessas fiéis, o guarda-roupa das mulheres acaba limitado a vestidos, camisas, saias e blusas. No entanto, não é preciso variedade de peças para montar composições bonitas e originais, e poucos elementos são suficientes para transformar o look, conforme falou a estilista.
“Se você encontrou uma blusa maravilhosa, mas muito

decotada ou que marca demais, uma boa saída é passar um lenço pelo pescoço, deixando que as pontas caiam sobre o colo. Essa sugestão, além de fácil, complementa o look e se adapta tanto ao inverno como ao verão, é só usar o lenço certo para cada estação”, aconselhou Flores.

Conhecer o próprio corpo também é outro ponto importante na hora de escolher as roupas, já que a moda não é única e vai depender do biotipo e gostos de quem a segue. As mulheres mais jovens costumam ter maior liberdade na composição e podem investir em peças e acessórios diversos. A dica é dar preferência a peças românticas, com estampas com temas florais, por exemplo.

Vale lembrar que, quando se fala de estampas, é bom ter cuidado, pois um pequeno exagero pode comprometer todo o visual. “É preciso ter atenção com estampas. Se você estiver com uma peça lisa, está tudo bem, mas jamais misture duas estampas diferentes no mesmo look”, indicou Flores.

Locais menos casuais pedem combinações mais requintadas. Se o evento acontecer durante o dia, os tons claros, cintura marcada e comprimento comportado são os ingredientes perfeitos para o vestido. Para uma celebração à noite, entretanto, as garotas podem apostar nas cores. Os tons cítricos são ideais para o clima paraibano, dão charme e jovialidade às composições. As mais originais podem ainda ousar com os tons neon, que chegam com tudo no Verão 2013.

A loja Virtuosa, presente em João Pessoa e Campina Grande, é uma das pioneiras em fornecer roupas exclusivas para as religiosas aqui no Estado. Lucileni Honorata, proprietária do estabelecimento, ressalta que o guarda-roupa das fiéis não precisa ser sem graça. “As peças com cores fortes em neon e as estampas florais e geométricas são bastante procuradas, que aliás são o tema deste verão. As mais discretas procuram os tons pastéis”, contou. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp