CULTURA
Funjope lança edital para blocos alternativos do Carnaval 2024 de João Pessoa
Blocos selecionados devem participar das festas de Carnaval 2024 de João Pessoa, em fevereiro.
Publicado em 04/01/2024 às 9:32
A Prefeitura de João Pessoa lançou o edital de apoio financeiro aos blocos alternativos carnavalescos da capital paraibana. Os blocos selecionados devem participar das festividades do pré-Carnaval e do Carnaval 2024 de João Pessoa, em fevereiro.
De acordo com a Fundação Cultural (Funjope), o valor total do investimento é de R$ 210 mil. A quantia será distribuída aos blocos selecionados.
Podem se inscrever grupos que compõem a programação de Carnaval nos bairros de João Pessoa, e que não sejam filiados à Associação Folia de Rua, à Liga Carnavalesca de João Pessoa e à Associação dos Ursos Carnavalescos de João Pessoa.
As inscrições seguem até 12 de janeiro e acontecem pela internet. Após o fim do período de inscrições, será realizada a análise documental, até 16 de janeiro, e os participantes poderão recorrer até o dia 18 do mesmo mês.
O resultado final deve ser divulgado no dia 19 de janeiro.
Carnaval 2024 de João Pessoa
O Carnaval na capital paraibana João Pessoa é conhecido pelos blocos carnavalescos que desfilam pela cidade, além do Folia de Rua.
Os blocos alternativos receberão incentivo para que sejam fortalecidos, segundo a Funjope.
Com esse edital, a Funjope está estimulando e fortalecendo o Carnaval de João Pessoa, porque entendemos que, além das associações formais que existem na cidade, as comunidades, os polos mantêm uma força muito grande do Carnaval”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Em outubro de 2023, o prefeito de João Pessoa sancionou, com vetos, o polêmico projeto de lei, do vereador Marcílio do HBE (Patriotas), que disciplina o corredor ‘Via Folia – Epitácio Pessoa’. A proposta, do vereador Marcílio do HBE (Patriotas), também cria o Comitê Gestor dos Blocos Tradicionais no período de pré-Carnaval da capital.
A lei foi assinada com data de 9 de outubro de 2023, mas só foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (20), com vigor imediato.
A matéria aprovada em agosto deste ano, sob críticas de organizadores de blocos ligados à Associação Folia de Rua, que organiza o pré-carnaval na cidade há 30 anos. A tese era que a prefeitura estaria tentando ‘privatizar’ a prévia carnavalesca que sempre aconteceu de forma pública.
Comentários