CULTURA
Elba vence de novo
Cantora paraibana Elba Ramalho foi uma das vencedoras do 24º Prêmio da Música Brasileira na última quarta-feira (12).
Publicado em 14/06/2013 às 6:00
O incentivo à cultura nacional foi marcado pela entrega do 24º Prêmio da Música Brasileira na última quarta-feira. A ação deste ano teve como homenageado principal o cantor e compositor Tom Jobim (1927-1994), mas durante o evento foram realizados tributos póstumos a Chorão, Emílio Santiago, Paulo Vanzolini e Marku Ribas.
O evento premiou artistas em oito categorias, dentre elas: Canção Popular, Regional, MPB, Instrumental e Samba, que possuíam 35 subcategorias, incluindo a de Melhor Cantor, Melhor Álbum, Melhor Dupla, Melhor Cantora, Erudito e Infantil.
A cantora paraibana Elba Ramalho foi uma das vencedoras da premiação com o álbum Vambora Lá Dançar (Sala de Som, 2013), na categoria Regional como a Melhor Cantora. A artista já ganhou o Prêmio da Música Brasileira outras 13 vezes e recebeu seis indicações. Ao todo, a cantora venceu o concurso como Melhor Cantora, Melhor Música, Melhor Arranjador e Melhor Disco, alguns deles em colaboração com Dominguinhos.
A Paraíba também foi representada pelo cineasta pessoense Walter Carvalho, responsável pela direção do DVD Alma Lírica Brasileira (Biscoito Fino, 2013) de Monica Salmaso. A dupla foi premiada na categoria MPB pela produção do projeto, cujo show foi baseado no álbum homônimo lançado em 2011.
O cantor Cauby Peixoto recebeu dois prêmios pelo disco Minha Serenata (Lua Music, 2012), sendo eles os de Melhor Cantor e Melhor Álbum na categoria de Canção Popular.
O músico mineiro João Bosco também foi agraciado com dois prêmios pelo o CD 40 Anos Depois (Universal Music, 2012) na categoria MPB com o Melhor Álbum e como Melhor Cantor. Além disso, ele participou da produção do disco ao lado de João Mário Linhares e Amaury Linhares.
Caetano Veloso, que passa por João Pessoa em julho, ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria Pop/Rock/Reggae/HipHop/Funk como Melhor Cantor, tirando a chance do paraibano Chico César, que concorria com Aos Vivos Agora.
Caetano venceu pelo disco Abraçaço (Universal Music, 2012) que também venceu o Projeto Visual desenvolvido por Fernando Young e Quinta-Feira.
A 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira também contemplou artistas como Titãs, Moraes Moreira, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Alcione, Ivete Sangalo e Mário Adnet, além de Rodrigo Campos, que levou o prêmio por revelação.
Comentários