CULTURA
Elenco de Salve Jorge grava na Turquia
Nova novela das nove começou a ser gravada em julho; a trama assinada por Glória Perez, vai mostrar belezas e mistérios do oriente.
Publicado em 05/08/2012 às 6:00
A Turquia é um lugar de encontro entre o Ocidente e o Oriente e guarda parte valiosa da história da humanidade. Um país onde a modernidade convive com a tradição. Repleta de mesquitas, bazares, balões e paisagens deslumbrantes. Foi nessa atmosfera especial que a equipe de ‘Salve Jorge’, escrita por Glória Perez e com direção de núcleo de Marcos Schechtman, aterrissou na primeira semana de julho para dar início às gravações da próxima novela das nove.
A rústica região da Capadócia, berço do mito de São Jorge, foi a escolhida para começar a jornada turca. Famosa por seu céu repleto de balões coloridos e por suas formações geológicas únicas, que lembram o território lunar, a Capadócia tem como significado “terra dos belos cavalos”. E foi em cima deles que Rodrigo Lombardi (Theo) e Domingos Montagner (Zyah) gravaram. Foram usados mais de 350 cavalos locais nas cenas com os atores.
Seus personagens têm profunda ligação com o animal. Theo é um oficial da cavalaria do Exército Brasileiro e Zyah foi criado no interior da Capadócia, sendo uma espécie de encantador desses animais. Os tradicionais Vale do Amor, Vale da Rosa e Vale Devrent (da imaginação) foram algumas das locações escolhidas. O elenco também voou de balão para as cenas que retratarão o típico passeio local. Essas cenas contaram também com a “participação especial” dos mais de 70 balões cheios de turistas que diariamente povoam os ares da região nessa época do ano.
Depois da Capadócia, chegou a vez da cosmopolita Istambul.
Como pano de fundo das cenas, alguns dos cartões postais mais famosos como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi. A Basílica de Santa Sofia foi construída pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla . Em 1453, após a conquista dos otomanos, foi convertida em mesquita e assim permaneceu até 1935 quando foi transformada em um museu. A Mesquita Azul ganhou esse nome por conta dos azulejos que adornam suas paredes interiores e é considerada a última grande mesquita do período clássico.
O Palácio Topkapi era residência oficial dos sultões otomanos.
Uma suntuosa construção com centenas de salas que guardam relíquias dos tempos do império. “Começamos a gravar bem cedinho todos os dias para aproveitarmos a melhor luz. Fomos muito bem recebidos pelo povo turco. É um país de contrastes maravilhosos”, conta o diretor de núcleo Marcos Schechtman, que trará cerca de 600 cenas gravadas na viagem, que durou 40 dias em três localidades diferentes.
As equipes de figurino e produção de arte trabalharam incansavelmente para retratar a cultura turca. A produção de arte comprou no país louças de chá e café, narguilés, instrumentos musicais, tecidos locais, tapetes e teares. As peças foram usadas nas gravações por lá e serão usadas em estúdio e cidades cenográficas. Eles também levaram do Brasil inúmeros itens cenográficos para as cenas de turismo de Zyah, Bianca (Cleo Pires) e Stênio (Alexandre Nero) como malas, maquinas fotográficas, guias de turismo e crachás de guia turístico.
Já a equipe de figurino incluiu peças turcas como a salwar, calça larga, que marca o estilo de Tia Sarila (Bety Gofman), uma mulher do interior da Capadócia. A joalheria tribal turca esteve presente nos looks de Bianca. Mais de 50 pessoas, entre elas figurinistas, diretores, produtores e atores, embarcaram para a Turquia. Nanda Costa (Morena), Rodrigo Lombardi, Cleo Pires, Domingos Montagner, Tiago Abravanel (Demir), Alexandre Nero e Betty Gofman foram os primeiros a gravar nos país. Cláudia Raia (Livia), Antônio Calloni (Mustafá), Mariana Rios (Drika) e Ivan Mendes (Pepeu) se juntaram ao grupo em Istambul. Éfeso, cidade turca situada na costa ocidental da Ásia Menor, é a última parada da viagem.
Comentários