icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Eloísa Olinto faz show em Campina Grande

Em comemoração ao dia do samba, Eloísa Olinto e banda Comntradição interpretam grandes artistas nesta sexta (2).

Publicado em 02/12/2011 às 6:30


Na mesma roda estarão unidos Chico Buarque, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Gonzaguinha, Jorge Aragão, Pixinguinha e Geraldo Pereira. Para comemorar o Dia Nacional do Samba, hoje a cantora Eloísa Olinto e o Samba da Comntradição (com 'mn' mesmo) fazem show no Picanha 200, em Campina Grande, onde recuperam a tradição de todos esses artistas e também apresentam um trabalho autoral.

A ‘Noite do Samba’ começa às 21h, com entrada gratuita.

Segundo Eloísa Olinto, “o objetivo é divulgar o estilo e a data, para quem sabe até criar uma tradição de comemoração na cidade.” A ideia de promover o evento surgiu dentro do próprio grupo, que neste ano iniciou a gravação do primeiro disco autoral.

Para a cantora, preocupa principalmente o atual desinteresse da juventude pelo samba de raiz. A intimidade da artista com o estilo surgiu em 2005, através do contato com o músico campinense Duduta, que semanalmente promove rodas em casa com seu grupo. Eloísa passou a participar da atividade cantando choro. É o grupo ‘Duduta e Seu Regional’ que vai abrir o show.

Eloisa comemora e reconhece a expressão deles. “Os rapazes que tocam comigo hoje vieram todos do Duduta e Seu Regional”, disse. Do trabalho autoral deles, vai ser apresentada apenas a canção ‘Deixa o meu samba passar’, que dá nome ao disco ainda sem data para lançamento.

DIA DO SAMBA
Um dos ritmos musicais mais cultuados em toda a história brasileira, o samba teve o seu Dia Nacional instituído em 1963, sendo marcado com comemorações em praça pública desde 1972. A origem da data é incerta. Popoularmente há quem atribua a visita de Ary Barroso pela primeira vez à capital baiana.

Outros atribuem ao registro da música 'Por telefone' na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1977. Sem consenso, fato é que as atividades mais destacadas no país acontecem nas duas cidades.


Serviço
•NOITE DO SAMBA. Show comemora Dia Nacional do Samba no restaurante Picanha 200 (na avenida Manoel Tavares, 200) tel. Em Campina Grande

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp