icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

EMI redescobre Pink Floyd

EMI teria, a partir de então, cinco anos para explorar o catálogo da banda inglesa, uma das mais famosas e influentes de todos os tempos.

Publicado em 02/11/2011 às 6:30

Em janeiro deste ano, a multinacional EMI anunciava um acordo que punha fim às diversas disputas judiciais entre a gravadora e o Pink Floyd, parceiras desde 1967. Pelo novo acordo, a EMI teria, a partir de então, cinco anos para explorar o catálogo da banda inglesa, uma das mais famosas e influentes de todos os tempos. E a EMI não se fez de rogada: revirou todo o baú para extrair edições robustas da discografia da banda, repletas de shows raros, faixas inéditas, vídeos, fotos e memorabílias.

O resultado pode ser conferido no magnânimo projeto ‘Why Pink Floyd...?', que acondiciona o material de áudio e visual dos ingleses entre CDs, DVDs, blu-rays, e ainda aplicativos para dispositivos móveis, sob a filosofia de instigar novos e velhos ouvintes a (re)descobrir o porquê do Pink Floyd ser uma banda tão especial.

A proposta é sedutora, sobretudo para os fiéis e antigos fãs. É que além dos 14 discos de estúdio, apropriadamente remasterizados, há mais duas edições – batizadas de ‘Experience’ e ‘Immersion’ – que oferecem muito mais do que os álbuns originais.

O mitológico The Dark Side of The Moon (1973), por exemplo, saiu em quatro formatos: ‘Discovery’, contendo o álbum original em suas dez faixas; ‘Experience’, álbum duplo que além do disco original, traz o registro inédito em CD do show homônimo gravado em 1974 no estádio de Wembley; o ‘Immersion’, que além dos dois CDs, traz outros quatro discos, incluindo as faixas mixadas em 5.1 canais e um show de m Brighton de 1972, em DVD e blu-ray, além de todo um material gráfico de livro, fotos e memorabílias. Sai também uma nova edição em vinil.

Com essa mesma proposta, estão previstos mais dois 'Immersion’, por enquanto: Wish You Are Here (1975) e The Wall (1979). Wish... já sai no próximo dia 7. A edição de luxo inclui uma versão ao vivo de 20 minutos de ‘Shine on your crazy diamond’ e a gravação original de ‘Wish you are here’ com o lendário violonista Stephane Grappelli, além de um DVD áudio com a mixagem inédita do disco em 5.1. Nessa data, Wish You Are Here também ganha uma edição ‘Experience’.

Também no dia 7 desembarca nas lojas a coletânea A Foot In The Door – The Best of Pink Floyd, com hits selecionados pelos próprios integrantes.

A edição ‘Immersion’ de The Wall só chega às lojas em 27 de fevereiro de 2012, junto com a edição ‘Experience’. A edição de luxo virá com seis CDs e um DVD. O material bônus inclui material demo inédito e um show.

As reedições são caprichadas. Os álbuns de estúdio vêm com embalagem digipack e material gráfico de primeira. Nos bastidores, velhos conhecidos da banda tocam o projeto. A parte visual, incluindo os novos encartes, coube ao artista gráfico Storm Thorgerson, um velho colaborador do grupo.

Além disso, a remasterização de James Guthiere é competentíssima e respeita muito bem a arquitetura e a textura original das canções.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp