CULTURA
Encontro de gerações: Gil e BaianaSystem lançam disco com registro de show
‘Gil Baiana ao vivo em Salvador’ já está nas plataformas digitais.
Publicado em 30/04/2020 às 12:22 | Atualizado em 30/04/2020 às 17:37
Um encontro de gerações chegou às plataformas de música nesta quinta-feira (30).. O cantor Gilberto Gil e a banda BaianaSystem lançaram o disco com o registro da apresentação em parceria que fizeram em Salvador, em novembro de 2019
No show, Gil e a banda tiveram momentos sozinhos no palco, mas o disco, intitulado ‘Gil Baiana ao vivo em Salvador’traz apenas o momento de encontro entre eles.
>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da rádio CBN
O repertório é muito focado na obra de Gil, tendo clássicos como ‘Extra’ e ‘Nos barracos da cidade. Maas a escolha das canções foi feita pela BaianaSystem, a partir dos pontos de conexão entre suas obras. Também aparecem na lista músicas de outros compositores como ‘Is this love’, de Bob Marley.
Com três discos lançados, a BaianaSystem é uma das maiores expressões da música da Bahia no século XXI. A banda tem um dos melhores shows da música brasileira na atualidade, um evento que tem uma energia surreal, que só quem já foi é capaz de descrever
Mas, curiosamente, Gilberto Giil nunca tinha ido a um show do grupo. Óbvio que conhecia, ouvia referências de filhos e netos e chegou a cruzar com a banda em um festival, mas não viu a apresentação. O primeiro show que Gil viu foi no palco, justamente este que agora virou disco.
“É essa fusão de momentos, contextos, histórias. O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, diz Gilberto Gil, sobre o encontro. “Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, declara Russo Passapusso, vocalista da BaianaSystem.
https://open.spotify.com/album/2HOtF9wjRgFuKefeTJkG4O?si=wVm-DpAdQoOxNPxXLf1zIQ
No ano passado, pouco depois do show, e antes do disco se tornar realidade, Gil chegou a dizer, em entrevista, que seria até natural fazer composições em parceria com a BaianaSystem. A música brasileira espera por isso.
(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)
Comentários