CULTURA
Encontro de gerações marca apresentação da Orquestra Jovem
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba homenageia os 80 anos do mestre Ernest Mahle em sua segunda apresentação oficial neste ano, nesta quinta-feira (23), às 20h30, no Espaço Cultural.
Publicado em 21/04/2009 às 14:35
Da Redação
Um encontro de gerações vai marcar a segunda apresentação oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira (23). Os jovens músicos terão a oportunidade de serem regidos pelo maestro Ernest Mahle, em uma apresentação especial de comemoração aos 80 anos de batuta do mestre. O espetáculo começa às 20h30, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, com entrada franca.
A noite começa com a exibição da única ópera feita pelo mestre clássico Beethoven. Chamada inicialmente de Leonora III (opus 72), ela passou a ser chamada de Fidélio, por já existir à época uma obra com o nome escolhido originalmente pelo compositor.
Em seguida, o programa prevê a execução do Concerto para Trombone e Orquestra, de N. Rimsky-Korsakov, com solo do trombonista Wellington Araújo. A obra é considerada um dos mais bonitos concertos para o instrumento e faz parte do repertório padrão dos trombonistas.
Após o intervalo, o maestro Mahle apresenta sua obra baseada em melodias típicas do nordeste brasileiro. Ele emprega ritmos suaves do boi-bumbá pernambucano, do baião e de brincadeiras de roda, que transformam a bela composição em um instrumento valorizador da cultura nordestina.
Esta apresentação faz parte do projeto Quintas Musicais da Funesc e conta com o apoio do Governo do Estado para a sua realização.
Comentários