icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Especialista da guitarra volta a João Pessoa com show e workshop

Instrumentista e compositor Stanley Jordan se apresenta na sexta-feira (4) no Espaço Cultural, em João Pessoa. Sábado ele promove um workshop de guitarra.

Publicado em 03/12/2009 às 10:01

Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba

O nome dele é presença garantida em fóruns musicais na internet. É lá, no reino das listas especializadas, que Stanley Jordan geralmente é apontado como um dos dez melhores guitarristas da História, um dos dez instrumentistas mais virtuosos ou um dos dez músicos mais inventivos dos últimos tempos.

Quem não viu Jordan e sua guitarra em 2008, na passagem do artista por João Pessoa mais ou menos por este mesmo período do ano, terá uma outra chance na sexta-feira (4), às 19h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural.

Acesse mais opções de lazer na Agenda Cultural.

Além de deleitar os fãs que deixou em terras paraibanas com a apresentação da turnê mundial do álbum State of Nature, Jordan terá compromisso com colegas instrumentistas em um workshop de guitarra que será promovido no sábado, a partir das 9h30, no Auditório Verde do Espaço Cultural. Podem participar da atividade músicos profissionais e amadores que saibam tocar guitarra.

No workshop será mostrada a “touch technique”, estilo que ele desenvolveu utilizando apenas o braço da guitarra para executar melodias de um repertório que vai de Mozart e Beethoven a Led Zeppelin e Beatles (é dele uma das mais célebres versões instrumentais de “Eleanor Rigby”, clássico do cancioneiro beatle que tem sido revisitado por guitarristas como Jordan e o também americano John Pizzarelli).

Dois brasileiros dividirão o palco com o gênio das cordas na sexta-feira: Ivan “Mamão” Conti, integrante do trio de fusion carioca Azymuth, e o baixista Dudu Lima, à frente do contrabaixo acústico e elétrico, de quatro, cinco, seis cordas e fretless (baixo sem trastes, aquelas divisões de metal no braço do instrumento). Outro brasileiro que terá destaque da noite será o pernambucano Zé Filho, que abrirá o show com músicas de seus últimos CDs, entre eles Evolução, lançado no ano passado.

O visual é o grande atrativo do show de Stanley Jordan, cuja técnica ganhou o mundo através de vídeos no Youtube, site onde a “touch technique” é exposta até em tutoriais que ensinam como manusear a guitarra à maneira do ídolo.

Apesar de diplomado em teoria musical na Universidade de Princeton, Stanley Jordan começou sua carreira como músico de rua em cidades do Meio Oeste e Sul dos Estados Unidos. Sua trajetória decolou com Cornucopia (1990), álbum indicado para o Grammy. Magic Touch (1985), porém, álbum anterior, já é considerado pela crítica um padrão para o jazz contemporâneo por faixas como “The lady in my life” (versão para uma canção de Michael Jackson). O show de Stanley Jordan encerrará a temporada 2009 do projeto ‘Sete em Ponto’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp