CULTURA
Espetáculo no Ponto de Cém Réis promete emoção para todas as crenças
'Divina Luz' estreia nesta quinta-feira, em João Pessoa, encenando discursos de Jesus em espetáculo que promete emocionar o público.
Publicado em 01/04/2015 às 8:18 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:03
Fé a arte dividem a cena em espetáculo que conta a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo segundo o Evangelho de São João. Divina Luz, da Galharufas Companhia de Teatro com apoio da Funjope, fica em cartaz de amanhã a domingo na arena montada no Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa, sempre às 19h e 21h. A entrada é gratuita.
Um texto mais teológico que apresenta mais os milagres realizados na vida do Messias (vivido pelo ator Gladson Galego). Esta é a base do espetáculo do diretor Paulo Vieira, que traz em cena os muitos discursos de Jesus escritos no evangelho. “Os milagres mais importantes estão postos em cena”, adianta Vieira.
Figura importante na religião católica, Maria é uma das personagens de destaque na montagem. Paulo Vieira traz no espetáculo a visão da Maria mãe de um filho humano e não divino.
Interpretando a Nossa Senhora, a atriz Suzy Lopes diz que montou a personagem sob o olhar de sofrimento de uma mãe vendo o seu filho chicoteado, humilhado. “Penso muito da função da mãe nessa jornada do filho, por isso o meu trabalho explora bem essa relação”, afirma.
Sobre a montagem, Paulo Vieira garante que Divina Luz “vai ser aquele espetáculo que vai atingir a emoção das pessoas independente de suas crenças”.
Trilha sonoro
Espetáculo que une diversas artes em cena, a direção musical, Divina Luz traz composição e regência do maestro Carlos Anísio. O músico afirma que o evangelho de São João é um dos mais difíceis que existe, pois não tem muitas revelações e atos. Com a presença de um coral de 12 vozes e de um grupo de músicos, Anísio trouxe para o espetáculo uma trilha mais inteligível e acessível.
Além de Divina Luz, a Prefeitura de João Pessoa apoia uma série de encenações em bairros da capital (confira no box, o 'Roteiro das Paixões') .
Confira o ‘Roteiro das Paixões’ em JP:
Paixão de Cristo Itinerante
Quando: até domingo
Horário: 19h21
Local: Mandacaru
Paixão em Retalhos
Quando: quinta e sexta
Horário: 19h
Local: Praça da Paz, Bancários
Cruz e Armas Mataram Jesus – A Paixão
Quando: quinta e sexta
Horário: 19h30
Local: Escola Municipal Oscar de Castro
Paixão de Cristo – Uma História de Amor
Quando: quinta e sexta
Horário: 19h
Local: R. 19 de Março, s/n, Róger (Ginásio Giseldão, em frente ao Campo do Onze)
Jesus: Carne, Espírito e Luz
Quando: sexta-feira
Horário: 20h
Local: Av. Redenção, 473, Ilha do Bispo
Paixão de Cristo Comunidade Bom Jesus
Quando: sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Escola de Música Educa-Som (Rua Bom Jesus)
Paixão de Cristo do Grotão – A Dolorosa Paixão
Quando: de quinta a domingo
Horário: 19h
Local: Campo dos Funcionários II (por trás da Escola Moema Tinoco)
A Paixão do Divino
Datas: 10 e 11/4
Horário: 19h
Local: Associação Unificada dos Moradores de Bairro São José (R. Edmundo Filho, s/n). Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (R. Edmundo Filho, s/n). Comunidade Filhos da Misericórdia (R. Jovita Gomes Alves, 745, Bairro dos Ipês).
Comentários