CULTURA
Espetáculo que homenageia poetas paraibanos entra em cartaz na PB
Publicado em 15/07/2015 às 9:48
O espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado”, encenado pela Cia do Tijolo, se apresenta em João Pessoa, no próximo sábado (18) e domingo (19), às 19h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Durante a passagem pela Capital paraibana, a Cia do Tijolo ainda ministra um workshop de dramaturgia no Auditório 3 da Funesc, na segunda-feira (20), às 14h. As apresentações e o workshop têm entrada gratuita.
O concerto, que trata da vida de um dos grandes nomes da arte do nordeste brasileiro, o poeta cearense Patativa do Assaré, está em circulação pelo país por meio do projeto dos Correios de incentivo à cultura. Pela turnê, o grupo paulista passa por 13 cidades em sete estados brasileiros. A Paraíba é o segundo dos contemplados a receber as apresentações. Além de João Pessoa, “Ispinho e Fulô” poderá ser visto em Itabaiana, no dia 23 de julho, às 19h30, no Salão Maison Finesse.
O espetáculo é em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Homenagem a poetas paraibanos – Não é só o poeta Assaré que é exaltado pelo espetáculo que leva o nome de um de seus livros. Aqui na Paraíba, o grupo homenageia também dois grandes nomes da nossa cultura popular, o repentista de Teixeira, Zé Limeira, o poeta do absurdo, e também o itabaianense Zé da Luz, com o tema “Patativa abraça Zé da Luz e Zé Limeira”.
A passagem da Cia do Tijolo poderá ser ainda mais aproveitada pelos artistas profissionais e amadores por meio do workshop de dramaturgia que será oferecido gratuitamente no dia 20 de julho, às 14h. A aula ocorre no Auditório 3 do mezanino 2 da Funesc. As pessoas interessadas, com idade igual ou acima de 14 anos, devem se inscrever pelo e-mail: [email protected].
Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa foi um brincante da palavra, que deu forma visível às belezas e misérias do Cariri, falando da sua realidade local e do Sertão para falar do humano. Na dramaturgia construída pela Cia. do Tijolo, o poeta está na sua casa, e é dali que fala e recita poesia, fala dos seus dramas e alegrias. E é dali que abraça e presta homenagem a vários outros artistas que também ajudaram o Brasil a pensar o Sertão e a construir parte da nossa identidade nacional.
Serviço:
Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado
Data: 18 e 19 de julho
Hora: 19h30
Local: Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego
Entrada: gratuita
Classificação: 14 anos
Workshop de Dramaturgia da Cia do Tijolo
Data: 20 de julho
Hora: 14h
Local: Auditório 3 do Espaço Cultural José Lins do Rego
Inscrições: [email protected]
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita
Comentários