CULTURA
Espetáculo 'Segismundo' é apresentado no Lima Penante nesta terça
Grupo Oco vai apresentar peça às 20h no Teatro Lima Penante em João Pessoa. Entrada gratuita.
Publicado em 18/05/2010 às 11:37
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
O grupo de teatro Oco vai apresentar o espetáculo Segismundo nesta terça-feira (18) no Teatro Lima Penante, Centro de João Pessoa. A apresentação acontece às 20h e a entrada é franca. A peça está dentro da programação da 2ª Mostra de Teatro de Grupo.
Quando o famoso grupo Buendia, de Havana, esteve em uma turnê pelo mundo, a companhia resolveu parar na Dinamarca. Precisamente, no Odin Teatre. Laboratório de um dos mais importantes nomes do teatro mundial, Eugênio Barba.
Acesse mais opções de lazer na Agenda Cultural
Quer ir ao cinema? Veja a programação no Paraíba1
Foi lá que o cubano Luis Alberto Alonso conheceu o brasileiro Rafael Magalhães. Ele integrava uma companhia teatral com membros de várias partes do mundo, o “Ponte dos Ventos”, que, por coincidência, também se reunia lá, na Dinamarca. O que aconteceu? Um convite. O cubano foi ministrar oficinas na Bahia. E por lá ficou. Já se vão sete anos deste encontro que possibilitou a formação de um grupo, o Oco, da Bahia.
Nesta terça, a 2ª Mostra de Teatro de Grupo apresenta o espetáculo Segismundo, montado pelo grupo baiano com direção de Luis Alberto Alonso, fruto de seu trabalho com atores nas oficinais que ministrou quando chegou ao Brasil. A vinda a João Pessoa só se tornou possível graças ao projeto “Clássicos Teatrais do Nordeste”, contemplado no edital da Fundação Cultural da Bahia.
Na programação, o grupo Oco apresentará, além desta peça, outro espetáculo na quarta-feira (19), Branca, a partir do texto do dramaturgo baiano Dias Gomes, sobre um episódio acontecido no século XVI, aqui na Paraíba, envolvendo a Inquisição.
Na quinta-feira (20), o grupo fará uma apresentação de trabalho e realizará um debate no qual serão apresentados o Nortea (Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste), um coletivo de grupos teatrais, e o festival realizado anualmente pela companhia baiana: O Filte – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia.
As montagens do grupo Oco partem de um texto, mas não se prendem, necessariamente, a ele. Um bom exemplo disso é Segismundo. “Trabalho inicialmente com ideias que se transformam em partituras corporais”, explica Alonso.
“O texto sai a partir dos próprios atores”, analisa. Tendo como base central, a principal fábula da peça A Vida é um Sonho, do dramaturgo espanhol, Calderón de La Barca (1600-1681), o grupo Oco realizou um espetáculo intertextual: colocou a história do príncipe Segismundo, aprisionado na torre, a sonoridade da literatura de cordel; o realismo mágico de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez; o tom político de Obras Escolhidas, do uruguaio Eduardo Galeano; e, por fim, o colorido dos romances do baiano Jorge Amado.
A mostra, organizada pelo grupo Ser Tão Teatro com apoio do programa BNB Cultural, será realizada até sexta-feira (21). Até lá, acontecerão oficinas, debates e, o mais importante, espetáculo. A outra companhia convidada é a Bagaceira, um dos principais grupos de teatro do Nordeste, que completou esta semana dez anos de existência e que apresentará aqui o seu repertório.
Serviço
Segismundo
Teatro Lima Penante, na avenida João Machado, nº 67, Centro de João Pessoa
Às 20h
Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes)
Mais informações: (83) 3221-5835
Comentários