CULTURA
Estrangeiro, longa metragem paraibano, estreia este mês em João Pessoa
Lançamento acontece no dia 20 de outubro. Ingressos já estão à venda.
Publicado em 06/10/2018 às 7:00 | Atualizado em 06/10/2018 às 21:18
“Como explicar a saudade?” É partindo desta premissa que o longa metragem paraibano Estrangeiro desenvolve a história de Elisabete, em uma viagem sobre a saudade, a nostalgia, o luto, a memória e o tempo. Após viajar o Brasil e o mundo e ser reconhecido em festivais de cinema, levando diversos prêmios em mostras competitivas nas quais participou, o filme, dirigido pelo diretor estreante Edson Lemos Akatoy, tem sua estreia marcada na sua terra natal. O lançamento acontece na capital paraibana no próximo dia 20 de outubro, às 19h, no Centerplex, e os ingressos já estão à venda pelo site do filme. A sessão será seguida por um debate com a equipe e o elenco do filme.
Escrito e dirigido por Edson Lemos Akatoy, baseado no argumento de Edson Lemos e Ana Aragão Batista, Estrangeiro é uma viagem sensorial e poética nas memórias de Elisabete (Cecilia Retamoza), uma jovem mulher que viveu sua infância na paradisíaca praia de Tabatinga, litoral sul da Paraíba. Devido a um misterioso trauma, Elisabete abandonou seu lar e, desde então, nunca mais permaneceu em um só lugar. Aos trinta anos, Elisabete retorna à sua antiga casa, e inicia uma viagem interna dentro de suas memórias.
Estrangeiro fez sua primeira exibição na Mostra do Filme Livre, a maior mostra de cinema independente do país, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Participou também da primeira edição do Festival de Cinema de Domingos Martins, no Espírito Santo, faturando três troféus “Rota do Lagarto” de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Internacionalmente, Estrangeiro percorreu vários países em festivais e mostras competitivas, como México, Chile, Rússia, Portugal – onde ganhou em Lisboa os prêmios de Melhor Filme Estreante e Melhor Atuação (Cecilia Retamoza) no CinAlfama International Film Awards – e Equador – onde ganhou os troféus “Iguana Dourada” de Melhor Filme e Melhor Fotografia, no Festival de Cinema de Guayaquil.
Para o diretor, a oportunidade de trazer o lançamento do filme à Paraíba é relevante para que os paraibanos possam ter acesso à própria produção cultural. “Por mais que o filme tenha viajado e sido reconhecido mundo afora, realizar este lançamento na terra natal dele é um momento especial para toda a equipe, pois é uma oportunidade de trazer nossa produção artística para o nosso próprio conhecimento, para que nós mesmos tenhamos acesso, possamos valorizar e formar plateia para nossa própria cultura”, afirma Akatoy. “A Paraíba tem dado passos importantes na produção de longas de ficção, e é preciso ressaltar e dar a devida importância a este cenário atual”.
Integram o elenco de Estrangeiro as atrizes Cecilia Retamoza, Bruna Belmont, Solana Bandeira, Challena Barros, Ana Maria Nunes, Cecília Cunha, Jamila Facury, Jasmina Lemos, Saskia Lemos, o ator Paulo Philippe, as atrizes mirins Melina Gabriel e Luiza Picado e participação especial da cantora Amanda Autoo. Com uma produção da Cabradabra Filmes, Estrangeiro traz ainda a canção original Estrangeira, composta e interpretada pelo artista paraibano Erick de Almeida e a artista espanhola Marta Sanchís Clemente.
Comentários