icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Estreia em JP filme escolhido para tentar indicação ao Oscar

"Salve Geral", dirigido por Sérgio Rezende, se passa no chamado "dia em que São Paulo parou", quando a cidade sofreu ataques coordenados pela facção criminosa PCC.

Publicado em 02/10/2009 às 8:29

Renato Félix
Do Jornal da Paraíba

Não é todo filme que consegue estrear com uma propaganda assim: Salve Geral (Brasil, 2009, estreia hoje em JP) já está escolhido como o longa que vai tentar a indicação ao Oscar de filme de língua não inglesa pelo Brasil. A seleção aconteceu há duas semanas e, agora, o filme de Sérgio Rezende efetivamente entra em cartaz em todo o país.

O longa se passa no que tem sido chamado de “o dia em que São Paulo parou”. Em maio de 2006, uma série de ataques foi comandada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) de dentro dos presídios. O resultado foram mais de 200 mortos, entre funcionários do Estado, policiais e acusados de participar dos ataques.

Encontre mais opções de diversão na Agenda Cultural.

A produção de R$ 9 milhões centra o foco em Lúcia (Andréa Beltrão), uma professora de piano que tenta contato com um filho (Lee Thalor) de 18 anos que está preso na época da ação dos bandidos. Para chegar até ele, ela acaba afundando no submundo, ciceroneada pela advogada da facção criminosa (Denise Weinberg).

‘Salve geral’ foi o código dos membros do PCC para a deflagração dos ataques. O filme foi escolhido para a corrida ao Oscar por uma comissão formada pelo cineasta Carlos Gerbase, o crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, o produtor Beto Rodrigues, a pesquisadora Ivana Bentes e o exibidor Luiz Gonzaga de Luca, convidados pela Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura. O anúncio dos indicados acontece dia 2 de fevereiro de 2010 e a premiação, 7 de março.

O último filme de Sérgio Rezende havia sido Zuzu Angel (2006). Antes, ele dirigiu filmes como O Homem da Capa Preta (1986), Doida Demais (1989), Lamarca (1994), Guerra de Canudos (1997) e Mauá - O Imperador e o Rei (1999). Ou seja: uma preocupação recorrente com a história do Brasil. Em Salve Geral, uma história recente.

Animação mostra comida caindo do céu

Nova animação da Sony, Tá Chovendo Hambúrguer (Cloudy with a Chance of Meatballs, Estados Unidos, 2009, estreia hoje em JP) está há duas semanas no primeiro lugar nas bilheterias americanas. A história mostra um cientista que cria uma máquina de materializar comida e que faz literalmente chover não só hambúrgueres, mas vários outros tipos de guloseimas.

A aposta do estúdio após o razoável (mas financeiramente bem-sucedido) O Bicho Vai Pegar (2006) foi buscar inspiração no livro infantil de Judy Barrett e Ron Barrett. Também é a entrada da Sony nas produções de animação em 3D. Como em JP não há salas 3D, o filme terá que render bem sem o efeito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp